Estudo revela que 70% das espécies em extinção podem ser salvas

Brasileiro diz ser possível com restauração de 30% de áreas degradadas

Publicado em 22/10/2020 - 09:37 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Se apenas 30% das áreas degradadas no planeta forem restauradas, será possível salvar mais de 70% das espécies em extinção -  e ainda absorver quase a metade do carbono acumulado na atmosfera desde o início da Revolução Industrial.

Essa é a conclusão de um estudo inédito, liderado pelo pesquisador brasileiro Bernardo Strassburg, professor da PUC do Rio de Janeiro e diretor do Instituro Internacional para a Sustentabilidade.  A pesquisa, encomendada pela ONU,  Organização das Nações Unidas, contou com a participação de  27 pesquisadores de 12 países. Os resultados foram publicados na revista “Nature” na semana passada. 

A pesquisa é a primeira no mundo voltada à restauração de áreas prioritárias em uma escala global. Os pesquisadores investigaram quais regiões degradadas do planeta devem ser preferencialmente recuperadas, considerando critérios como preservação da biodiversidade, retirada de gás carbônico da atmosfera, também chamada de "sequestro de carbono" e  custos.

As soluções trazidas no trabalho, segundo o pesquisador, são 13 vezes mais baratas e efetivas do que as atualmente empregadas e  não afetariam a produção de uma das áreas que mais contribui para o desmatamento, a produção agrícola e pecuária. 

Diferentemente de pesquisas anteriores, que destacaram o papel fundamental das florestas e reflorestação, a nova pesquisa mostra que outros ecossistemas também desempenham papel fundamental na proteção da biodiversidade e redução dos impactos do aquecimento global, como explica Strassburg. 

Além do Pantanal, o Brasil, de acordo com o estudo, tem vastas áreas entre as prioridades globais para restauração, entre elas a Mata  Atlântica - que está na zona de alta prioridade identificada no estudo - Amazonia e o cerrado, o que, segundo, Bernardo Strassburg, pode ser uma grande oportunidade para o país. 

O estudo identificou quase 3 bilhões de hectares de terras restauráveis, de florestas a desertos, com áreas prioritárias em todos os cinco continentes. 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo