Mais de 100 animais marinhos traficados são levados a aquário público
Já estão no AquaRio os mais de 100 animais recuperados pela Operação Poseidon. São tubarões, arraias, cavalos marinhos e diversos tipos de corais, que estavam em poder de uma quadrilha especializada no tráfico animais marinhos em risco de extinção, e foram levados para o aquário público na Gamboa, na zona central carioca.
A operação, realizada pela Polícia Civil e o Ministério Público do estado, foi fruto de uma investigação de três meses.
O gerente técnico do AquaRio, o biólogo Rafael Franco, revela que o papel que esses animais vão desempenhar na instituição será o da conscientização.
Os animais da fauna brasileira foram ilegalmente coletados na cidade de Marataízes, no litoral do Espírito Santo, e de lá transportados para os municípios de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
A ação, que recebeu o nome de “Operação Poseidon”, foi feita por meio da Delegacia de Roubo de Cargas. Foram cumpridos dois dos seis mandados de busca e apreensão no Rio e na Região dos Lagos.
Depois de capturados, os animais ficam em depósito para, então, serem vendidos a lojistas de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além da capital fluminense. O esquema criminoso contava com a participação de pescadores e revendedores, com apoio de proprietários de loja física para venda de animais marinhos em Cabo Frio.
Além do dano ambiental causado, outro problema é que, uma vez retirados de seu habitat e misturados a animais de outros países durante o armazenamento, os peixes e corais não podem mais retornar ao local de origem por conta de risco biológico para a fauna desses lugares.
![Casa Branca/Divulgação Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Manaus (AM), 29/11/2024 - Encontro das Águas. Confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS/Luisa Gonzalez/Direitos Reservados FILE PHOTO: Colombian President Gustavo Petro speaks to journalists about his government's first 100 days, in Bogota](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 26/01/2025 – Ato pelos 80 anos da libertação de Auschwitz e em memória das vítimas do Holocausto, no Palácio da Cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)