Mais de 100 animais marinhos traficados são levados a aquário público

Tubarões, arraias e outros bichos foram resgatados em operação no RJ

Publicado em 08/10/2020 - 19:19 Por Tatiana Alves - Angra dos Reis-Rio de Janeiro

Já estão no AquaRio os mais de 100 animais recuperados pela Operação Poseidon. São tubarões, arraias, cavalos marinhos e diversos tipos de corais, que estavam em poder de uma quadrilha especializada no tráfico animais marinhos em risco de extinção, e foram levados para o aquário público na Gamboa, na zona central carioca.

A operação, realizada pela Polícia Civil e o Ministério Público do estado, foi fruto de uma investigação de três meses.

O gerente técnico do AquaRio, o biólogo Rafael Franco, revela que o papel que esses animais vão desempenhar na instituição será o da conscientização.

Os animais da fauna brasileira foram ilegalmente coletados na cidade de Marataízes, no litoral do Espírito Santo, e de lá transportados para os municípios de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

A ação, que recebeu o nome de “Operação Poseidon”, foi feita por meio da Delegacia de Roubo de Cargas. Foram cumpridos dois dos seis mandados de busca e apreensão no Rio e na Região dos Lagos.

Depois de capturados, os animais ficam em depósito para, então, serem vendidos a lojistas de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, além da capital fluminense. O esquema criminoso contava com a participação de pescadores e revendedores, com apoio de proprietários de loja física para venda de animais marinhos em Cabo Frio.

Além do dano ambiental causado, outro problema é que, uma vez retirados de seu habitat e misturados a animais de outros países durante o armazenamento, os peixes e corais não podem mais retornar ao local de origem por conta de risco biológico para a fauna desses lugares.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo