Parque do Jalapão tem novas regras para evitar aglomerações

Publicado em 22/10/2020 - 19:47 Por Ariane Póvoa - Brasília

Com o objetivo de evitar aglomerações e oferecer um ambiente seguro aos turistas, o governo do Tocantins publicou normas para o retorno de visitas aos principais atrativos da região.

Entre as mudanças, está a limitação de 200 pessoas por dia para visitas às Dunas, à Cachoeira da Velha e à Prainha do Rio Novo. Já para a Serra do Espírito Santo, o limite é de 100 pessoas por dia. A limitação representa cerca de um terço da capacidade normal dos atrativos antes da pandemia do coronavírus.

As visitas com restrições já estavam autorizadas desde o início deste mês, porém não havia números fixos de pessoas para cada ponto turístico.

A Instrução Normativa com as novas regras está sendo implementada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do estado (Adetuc). O documento também trata dos processos de agendamento para visitação.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, explica que somente agências e guias de turismo cadastrados podem solicitar as visitas.

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Segundo Warley Rodrigues, as novas regras pretendem ainda assegurar a preservação e o controle ambiental do Parque.

Segundo o governo do Tocantins, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão significa um importante passo para a retomada gradativa do fluxo turístico, a partir da diminuição de casos de coronavírus no estado.

Continuam obrigatórios o uso de máscaras e o distanciamento social durante permanência nos atrativos. Dúvidas em relação ao agendamento das visitas podem ser esclarecidas pelo e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br ou pelo telefone (63) 3218-5802.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo