Seca intensa atingiu o DF e mais 15 estados em setembro
Não foi só impressão. A seca foi realmente mais intensa na maioria dos estados brasileiros em setembro, em comparação a agosto. No Distrito Federal e em 15 estados, entre eles Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins, a área da seca aumentou.
Os dados são do monitor de Secas da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A especialista em regulação de Recursos Hídricos e Saneamento básico do órgão, Priscila Monteiro, detalha o levantamento.
Já o Distrito Federal e onze estados apresentaram temperaturas mais altas e umidade mais baixa, em setembro, em comparação com agosto. Entre eles, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Sergipe. Apenas o Rio Grade do Sul apresentou melhora na seca nesse período. Isso porque lá choveu acima de 150 milímetros.
Aqui no DF, a população sofreu com várias sensações desagradáveis. Foi o caso da empregada doméstica, Leda Oliveira. O servidor público, Ismael Barão, conta que teve dificuldades para dormir.
O estado com maior área sob influência da seca severa em setembro foi Mato Grosso do Sul. Lá, mais de 24% do território esteve sob condições do clima desértico. Já os moradores do Rio Grande do Norte tiveram um alívio, com apenas 33% da área sob seca fraca.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)