Tereza Cristina defende medidas preventivas a incêndios no Pantanal
Nesta sexta-feira (09) a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina defendeu a adoção de medidas preventivas de incêndio no Pantanal já para 2021 e a recuperação da economia no local.
A ministra participou de mais uma reunião da Comissão do Senado que acompanha a situação das queimadas no Pantanal.
O grupo de parlamentares quer desenvolver um documento para conciliar a produção e proteção para o desenvolvimento sustentável da região pantaneira, além de garantir mais segurança jurídica a todos os envolvidos na exploração sustentável da área.
Este ano, o fogo avançou sobre o Pantanal e destruiu cerca de 26% do total do bioma, se forem somadas as áreas devastadas de Mato Grosso e Mato Grosso do sul, segundo dados do Ibama Prevfogo.
Segundo ministra, a criação de gado no pantanal pode ser uma importante estratégia para evitar incêndios de grandes proporções como esse que atingiu a região.
Uma outra preocupação debatida é a redução significativa de chuvas para a região pantaneira pelos próximos quatro anos e as secas que estão cada vez mais severas.
O superintendente da Sudeco - Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Braga Filho, destacou algumas das ações prioritárias para preservar o pantanal pelos próximos anos.
Um dos pedidos feitos pela senadora Simone Tebet, do MDB do Mato Grosso do Sul, em forma de requerimento apresentado pela comissão ao presidente Jair Bolsonaro é que o Pantanal seja incluído no Conselho Nacional da Amazônia Legal temporariamente.
De acordo com a senadora, isso daria mais celeridade e eficiência às ações de preservação e desenvolvimento dessas áreas.
Este ano, o governo federal liberou quase R$ 14 milhões para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul usarem no combate ao fogo. Além disso, cerca de 90 membros da Força Nacional e cerca de 600 militares das Forças Armadas foram direcionados para auxiliar as equipes estaduais, além de disponibilizar aeronaves, automóveis e outros equipamentos.
![TV Globo/Divulgação Brasília (DF) 19/01/2025 - Morre, aos 92 anos, o jornalista Léo Batista.
Foto: TV Globo/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Solen Feyissa/Flickr Câmara dos EUA aprova projeto de lei para forçar ByteDance a vender TikTok ou sofrer proibição. Foto: Solen Feyissa/Flickr](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Prefeitura de Porto Velho/Divulg Porto Velho (RO), 28/11/2024 - Aeroporto de Porto Velho. Foto: Prefeitura de Porto Velho/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)