Macaco de espécie ameaçada de extinção nasce no Bioparque do Rio
A população de macaco-prego-do-peito-amarelo, espécie ameaçada da fauna brasileira, ganhou mais um representante. O Bioparque do Rio, antigo Jardim Zoológico da capital fluminense, anunciou nesta quarta-feira (11), o nascimento de um filhote da Sapajus xanthosternos, nome científico da espécie.
O bebê nasceu no dia último dia 26 de setembro pesando cerca de 250 gramas e recebeu o nome de Abu. O zoológico é um dos responsáveis pela conservação do primata.
O macaco-prego-do-peito-amarelo está classificado "em perigo crítico" na lista das espécies ameaçadas elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Esse é o último estágio antes de ser declarado "extinto da natureza".
Em 2018, o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil firmaram um acordo de cooperação técnica para a preservação de 25 espécies ameaçadas da fauna brasileira, incluindo o macaco-prego-do-peito-amarelo.