Mais de 2 toneladas de agrotóxicos irregulares são encontrados em TO

Armazenamento e descarte era incorreto em 12 propriedades de 2 cidades

Publicado em 14/12/2020 - 19:36 Por Gésio Passos - Brasília

Fiscalização do Ibama identificou mais de 2 toneladas de agrotóxicos armazenados de maneira irregular somente nas cidades de Aparecida do Rio Negro e de Pedro Afonso, no estado de Tocantins.

As ações realizadas em novembro encontraram irregularidades em 12 de 16 propriedades rurais fiscalizadas. Além de produtos vencidos há mais de seis meses, também foi verificado descarte de embalagens vazias dos produtos em desacordo com a norma ambiental.

A pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de agrotóxico da Fiocruz, Aline Gurgel, afirma que o descarte incorreto gera ainda mais risco para saúde pública.

Só nessa fiscalização, o Ibama aplicou 17 autos de infração no valor de R$ 420 mil. Os produtores foram notificados para providenciar a destinação adequada dos agrotóxicos vencidos e das embalagens vazias.

A pesquisadora Aline Gurgel afirma que os produtores rurais precisam buscar a destinação correta dessas embalagens para evitar a contaminação do meio ambiente.

Segundo o Ibama, o descarte de embalagens e o uso de agrotóxicos irregulares podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além causar danos à saúde pública.

O produtor deve devolver as embalagens em locais de descarte apropriados para sua reciclagem. Os materiais vencidos devem ser devolvidos às empresas produtoras de agrotóxicos.

Em 2019, ação do Ibama encontrou outras 2 toneladas de agrotóxicos vencidos em municípios do Tocantins. Além disso, foi detectada a aplicação irregular do produto Paraquat, que teve a venda proibida pela Anvisa em setembro em todo o país.

Mas a agência permitiu que os estoques do Paraquat possam ser usados nas lavouras até 2021. O produto pode causar mal de Parkinson e mutações genéticas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo