Mais de 2 toneladas de agrotóxicos irregulares são encontrados em TO

Armazenamento e descarte era incorreto em 12 propriedades de 2 cidades

Publicado em 14/12/2020 - 19:36 Por Gésio Passos - Brasília

Fiscalização do Ibama identificou mais de 2 toneladas de agrotóxicos armazenados de maneira irregular somente nas cidades de Aparecida do Rio Negro e de Pedro Afonso, no estado de Tocantins.

As ações realizadas em novembro encontraram irregularidades em 12 de 16 propriedades rurais fiscalizadas. Além de produtos vencidos há mais de seis meses, também foi verificado descarte de embalagens vazias dos produtos em desacordo com a norma ambiental.

A pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de agrotóxico da Fiocruz, Aline Gurgel, afirma que o descarte incorreto gera ainda mais risco para saúde pública.

Só nessa fiscalização, o Ibama aplicou 17 autos de infração no valor de R$ 420 mil. Os produtores foram notificados para providenciar a destinação adequada dos agrotóxicos vencidos e das embalagens vazias.

A pesquisadora Aline Gurgel afirma que os produtores rurais precisam buscar a destinação correta dessas embalagens para evitar a contaminação do meio ambiente.

Segundo o Ibama, o descarte de embalagens e o uso de agrotóxicos irregulares podem contaminar o solo, o ar e os recursos hídricos, além causar danos à saúde pública.

O produtor deve devolver as embalagens em locais de descarte apropriados para sua reciclagem. Os materiais vencidos devem ser devolvidos às empresas produtoras de agrotóxicos.

Em 2019, ação do Ibama encontrou outras 2 toneladas de agrotóxicos vencidos em municípios do Tocantins. Além disso, foi detectada a aplicação irregular do produto Paraquat, que teve a venda proibida pela Anvisa em setembro em todo o país.

Mas a agência permitiu que os estoques do Paraquat possam ser usados nas lavouras até 2021. O produto pode causar mal de Parkinson e mutações genéticas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo
Economia

Estudo da UFSCar aponta que 3/4 do comércio de vizinhança é de comida

ma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, analisou esse tipo de comércio, tanto em edifícios residenciais quanto em um condomínio de casas, de abril a novembro do ano passado. E descobriu que a cada quatro vizinhos comerciantes, três vendem algum tipo de alimento.

Baixar arquivo
Política

Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas. Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo