Operação em São Paulo combate tráfico de animais silvestres

Publicado em sexta-feira, 4 Dezembro, 2020 - 16:58 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Um dos principais traficantes de animais silvestres do país foi preso nesta sexta-feira (4), em São Paulo.

Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como Zé do Bode, usava as redes sociais para o comércio ilegal de animais. Ele já tinha sido preso em agosto do ano passado, mas estava em liberdade.
A prisão faz parte de uma operação que envolveu a Polícia Federal, o Ibama e a Polícia Ambiental do estado de São Paulo, com o objetivo de desmontar um esquema de tráfico de animais.
Ao todo, a justiça autorizou 14 mandados de prisão. Segundo o último balanço da Polícia Federal, 11 pessoas foram presas, e outras três ainda estão sendo procuradas. Entre elas, o filho de um dos acusados preso nesta sexta-feira.
Também foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 200 animais foram localizados: diferentes espécies de araras, papagaios, tucanos, jabutis, jacarés e macacos. A maioria eram aves, e muitas delas ameaçadas de extinção.

Ao longo da operação foram localizados mais de 500 animais em cativeiro, alguns em situação de sofrimento, como papagaios que estavam em caixas de leite longa vida onde seriam transportados.

A operação acontece em cidades de cinco estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Goiás, e foi batizada como Urutau 2 - um desdobramento da Operação Urutau 1. O nome faz referência a uma ave de hábitos noturnos, com habilidade para se camuflar.
Os traficantes vão responder por diversos crimes, como receptação dolosa qualificada, associação criminosa, caça de animais silvestres e falsificação de documento particular, já que eles usavam documentos falsos para dar aparência de legalidade no comércio dos animais. O delegado da Polícia Federal, Marcelo Ivo de Carvalho, explicou que os criminosos também vão responder por crime de perigo à vida e à saúde.

O delegado de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, Sebastião Pujol, alertou que pessoas que compram animais silvestres de origem ilegal também podem responder pelo crime de receptação.

A orientação é que pessoas interessadas em ter animais silvestres em casa comprem de lojas reconhecidamente autorizadas, e evitem os anúncios na internet ou a venda presencial em feiras livres.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Cuidados contra a covid-19 devem ser mantidos mesmo após vacina

A vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada em todo o país. E junto com as doses, surgem algumas dúvidas: Os hábitos da população devem mudar após o início da vacinação? Quem já tomou a vacina pode transmitir o vírus? Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia do Distrito Federal, David Urbaez, explicou quais são os cuidados que devemos tomar.  

Baixar arquivo
Saúde

Por falta de insumo, Fiocruz adia entrega da vacina de Oxford

A Fiocruz adiou para março a entrega dos primeiros lotes da vacina desenvolvida em parceria com a universidade inglesa de Oxford e com a farmacêutica AstraZeneca. O motivo é o atraso na entrega do IFA, o Ingrediente Farmacêutico Ativo, pela AstraZeneca.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação na cidade do Rio continua amanhã apesar do feriado

Município comemora nesta quarta-feira (20) dia do padroeiro São Sebastião. Primeiro lote com mais de 115.000 doses de vacinas será destinado a profissionais de saúde e alguns grupos de risco.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: distribuição de vacinas pelo país foi concluída em 30 horas

Foram menos de 30 horas para transportar em aviões da Força Aérea Brasileira, aeronaves comerciais e caminhões 6 milhões de doses da CoronaVac, importadas da farmacêutica chinesa Sinovac pelo Instituto Butantan.

Baixar arquivo
Segurança

Força-tarefa vai combater organizações criminosas do país

Adesão à força-tarefa será voluntária. Governo federal vai convidar seis estados com maior índice de homicídios - Rio Grande do Norte e Ceará já aderiram ao grupo criado.

Baixar arquivo
Cultura

"Formato virtual é oportunidade de incluir pessoas", afirma cineasta

Curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Francis Vogner, acredita que novo modelo de evento on-line veio para ficar. Festival chega à 24ª edição no próximo dia 22, totalmente transmitido pela internet.

Baixar arquivo