RJ permanece em alerta de chuvas e ventos fortes nesta terça (5)

Publicado em 04/01/2021 - 16:16 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro ainda pode ter chuvas intensas e ventos fortes até esta terça-feira (5). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale para cidades do norte e noroeste, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul Fluminense e regiões Serrana e Metropolitana.

Já o boletim do Serviço Geológico do Brasil desta segunda-feira diz que, por causa das chuvas que caíram desde o início do ano, o rio Muriaé, no norte do estado, atingiu a cota de inundação nesta segunda, e a previsão é que ele continue subindo nas próximas horas. O monitoramento indica que a onda de cheia vai impactar o município de Itaperuna, também no norte do estado.

Com base nessas informações, a Defesa Civil do estado segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, e com alertas para as regiões em caso de risco de desastres.

De acordo com o órgão, desde o primeiro dia deste ano, foram realizados 212 atendimentos relacionados às chuvas, entre salvamentos em inundações e deslizamentos e corte de árvores.

A capital fluminense permanece, desde domingo, no estágio de mobilização, o segundo nível em uma escala de cinco, que aponta risco de ocorrências de alto impacto na cidade. A chuva forte que caiu no sábado deixou um rastro de destruição em várias comunidades. O município ficou em estágio de atenção. Sirenes foram acionadas em três comunidades, e a Defesa Civil registrou 43 ocorrências e alguns pontos de alagamentos em vias públicas.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo