Prazo para declarar uso de recursos hídricos termina dia 31

Publicado em 08/01/2021 - 16:17 Por Leandro Martins - Brasília

O prazo para usuários de recursos hídricos da União informarem a quantidade de água captada em 2020 termina no próximo dia 31. A declaração deve ser feita à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Quem atrasar está sujeito a multas e penalidades previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos.

O volume de água declarado pelo próprio usuário, e fiscalizado pela ANA, no local ou remotamente, vai determinar o quanto deve ser pago pelo uso feito no ano anterior. As informações coletadas pela Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos são importantes para que a ANA possa acompanhar o uso equilibrado da água, verificar o cumprimento dos limites de uso, e permitir o acesso ao recurso de forma ordenada e sustentável.

A declaração pode ser feita no site da Ana, ou por meio do aplicativo Declara ANA.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta em 30% a presença de animais de companhia em lares brasileiros

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo