Com nova enchente, rio Acre deixa desabrigados

É a segunda enchente nos últimos 5 dias

Publicado em 15/02/2021 - 23:24 Por Gésio Passos - Brasília

Com nova enchente do rio Acre, em Rio Branco (AC), 20 famílias ribeirinhas tiveram que ser removidas. De acordo com a Defesa Civil, o rio teve um transbordamento médio, de pouco mais de 1 metro, afetando 12 bairros da capital do Acre.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Major Falcão, explica que essa é a segunda enchente nos últimos 5 dias.
O nível do Rio Acre pode chegar a 16 metros, podendo afetar de 100 a 200 famílias, que ficariam desabrigadas.
Em 39 dos últimos 50 anos, ocorreram transbordamentos no Rio Acre, sendo que 42% foram no mês de fevereiro e 32% em março.
Major Falcão explica os principais riscos para as famílias que moram na beira do Rio.
No começo do mês, Rio Branco foi afetada com enchentes em 8 igarapés, atingindo 3 mil casas.
O Corpo de Bombeiros do estado monitora ainda outros rios e municípios que também são atingidos pelas cheias nessa época do ano.
Em Sena Madureira, o Rio Iaco transbordou, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com 25 famílias desabrigadas e 46 desalojadas.
Em Tarauacá, a situação é semelhante, e nove famílias ficaram desabrigadas no último fim de semana. O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, e o Rio Purus, em Santa Rosa do Purus, estão em alerta.

 

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo