Curitiba completa um ano em março de rodízio na distribuição de água

Projeções indicam estiagem severa sem data para voltar à normalidade

Publicado em 22/02/2021 - 20:27 Por Gésio Passos - Brasília

A região metropolitana de Curitiba completa, em março, um ano de rodízio na distribuição de água e não tem data para situação voltar a normalidade.

As projeções indicam uma estiagem severa, com períodos de chuva abaixo da média até o inverno. Espera-se que em fevereiro chova um terço da média histórica em Curitiba.

Para Sônia Lorezon, moradora da capital, a situação dificultou a limpeza da casa durante a pandemia. Paulo Rogério Nascimento, dono de um restaurante em Curitiba, diz que teve comprar mais uma caixa d’agua e apelar para baldes para manter aberto o negócio aberto.

A Sanepar, empresa de Saneamento do Paraná, lançou um programa para reduzir em 20% o consumo de água. Hudson José, diretor de comunicação da estatal, afirma que a consciência da população tem sido fundamental nesse momento.

A Sanepar diz que também foram tomadas medidas para ampliar o fornecimento de água na região metropolitana de Curitiba, como novos reservatórios e uma nova barragem, que deve ser inaugurada até o final do ano.

Nesta segunda (22), os reservatórios, somados, operam com 47% da capacidade. Desde agosto o corte da água passou a ser de 36 horas de abastecimento e outras 36 horas de corte.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Esportes

Dupla feminina ganha medalha olímpica inédita para tênis brasileiro

O tênis brasileiro está pela primeira vez no pódio de uma Olimpíada.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo