Desde 2018, janeiro teve a menor área desmatada da Amazônia

Informação é do Ministério da Defesa após análise de dados do INPE

Publicado em 12/02/2021 - 15:07 Por Sayonara Moreno - Brasília

De 2018 para cá, o mês de janeiro apresentou a menor área de alertas de desmatamento, na Amazônia. A informação é do Ministério da Defesa, que leva em conta os dados do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em janeiro deste ano, por exemplo, a área de alertas de desmatamento foi 70% menor que a de janeiro do ano passado.

Para o Ipam, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, a notícia merece ser comemorada se os números se consolidarem. 

O governo federal atribui a redução a atuação do Conselho da Amazônia Legal, na região e também a ação das forças armadas na Operação Verde Brasil.

Os militares que atuam na fiscalização apreenderam mais de 300 mil metros cúbicos de madeira, além de um alto número de embarcações, tratores e aviões ou helicópteros desde maio de 2020. Tudo isso somou a arrecadação de multas, superior a R$3 bilhões, de acordo com o Ministério da Defesa.

Na última quinta-feira (11), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, anunciou que a operação Verde Brasil vai ser encerrada na região, no dia 30 de abril. Com isso, a fiscalização deve voltar para as mãos de órgãos civis de fiscalização, ligados a ministérios, a exemplo do Ibama ou ICMBio.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Mourão afirma que Brasil precisa investir na bioeconomia da Amazônia

O vice presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil reconhece e trabalha para enfrentar os desafios para conter os incêndios e as atividades ilegais na Amazônia.

Baixar arquivo