Movimento denuncia ao MPF fábrica instalada em área residencial do Rio
O Movimento Baía Viva, formado por pesquisadores e ecologistas, quer que o Ministério Público notifique imediatamente a Prefeitura do Rio de Janeiro por causa de um empreendimento industrial instalado em área residencial da Ilha do Governador.
Segundo o Baía Viva, trata-se da fábrica de lubrificantes Moove, responsável por lançar poluentes na Baía de Guanabara.
Moradores que fizeram denúncias ao movimento contaram que circulam diariamente no bairro cerca de 250 carretas que transportam, cada uma, de 50 a 70 mil litros de diesel por viagem. Um volume que pode chegar a 12 milhões de litros do combustível por dia.
Para o presidente do Movimento Baía Viva, Sérgio Ricardo Verde, a questão mais grave se refere a falta de um plano de contingência para a Ilha do Governador, no caso de situações de risco ambiental.
O Inea, Instituto Estadual do Ambiente, informa em nota que, em janeiro, a empresa deu início ao atendimento das exigências determinadas na notificação emitida pelo órgão. Além disso, em julho de 2020, foi realizada vistoria técnica para a renovação da Licença de Operação da fábrica de lubrificantes. E que apesar de não terem sido constatadas irregularidades na vistoria, a empresa foi notificada a realizar ações de adequação, bem como a apresentar documentos e informações para a renovação da licença ambiental.
Em nota, a Moove, empresa do grupo Cosan, informou que a operação do complexo da Ilha do Governador ocorre há mais de 100 anos, antes da vigência da lei de zoneamento urbano, e que nunca houve registro de acidentes relevantes com o transporte no local, já que os óleos lubrificantes não são produtos inflamáveis. Segundo a empresa, somente uma parcela dos caminhões são para transporte de óleo diesel. A nota informa ainda que a Moove segue rigorosos padrões de segurança e que obedece a todas as normas técnicas e sanitárias.
![Reuters/David Diaz Arcos e Henry Romero/Proibida reprodução Foto 1: Ecuador's President and presidential candidate for reelection Daniel Noboa gestures during a campaign event for the upcoming Sunday presidential election, in Quito, Ecuador February 6, 2025. Reuters/David Diaz Arcos/Proibida reprodução
Foto 2: Ecuadorean presidential candidate Luisa Gonzalez of the Revolucion Ciudadana party, the political party of Ecuador's ex-President Rafael Correa, speaks during a campaign rally ahead of the February 9 general election, in Guayaquil, Ecuador, February 6, 2025. Reuters/Henry Romero/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MGI/Reprodução Brasília (DF), 18/11/2024 - Página do Concurso Público Nacional unificado. Foto: MGI/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)