Em tempos de pandemia, hortas caseiras fazem sucesso

Com mais tempo em casa é possível produzir os próprios alimentos

Publicado em 03/03/2021 - 11:32 Por Thiago Pimenta - Rio de Janeiro

Enquanto alguns dizem querer alimentação mais saudável, outros aproveitaram o tempo maior em casa, devido à pandemia, para começar a produzir o próprio alimento. As vantagens de se ter uma pequena horta são muitas: alimentos livres de agrotóxicos, hobby, paisagismo, economizar nas compras e até mesmo produzir menos lixo. O autônomo Rogério Barros Júnior é uma dessas pessoas. Em uma pequena horta ele iniciou a plantação de temperos.

Consumir o que se planta não é um privilégio para poucos. Existem várias opções que dão certo em casa mesmo: legumes, verduras, temperos. Não é preciso muito para começar. Basta ter espaço, pequeno ou grande, onde bata sol. daí é só providenciar vaso, jardineira, terra, ferramenta e um regador. Se o espaço é pequeno, a horta ainda pode ser vertical, como explica o diretor de planejamento da Isla Sementes, Andrei Santos

Ter uma horta é uma oportunidade para investir também em uma forma mais sustentável de administrar o lixo. Em vez de descartar em diversas sacolas plásticas, é possível apostar na compostagem como estratégia de obter adubo para a própria hortinha.

Na compostagem, os microorganismos transformam os resíduos orgânicos em adubo por decomposição. Duas técnicas podem ser utilizadas e nenhuma delas produz mau cheiro. A primeira é ter um minhocário e a outra opção é fazer o próprio vaso compostor com matéria seca. Ele é feito de camadas assim como uma lasanha. O especialista em gestão de resíduos sólidos, Rafael Zarvos explica o processo.

E para quem vai começar a própria horta, a dica dos especialistas é apostar em opções os temperos como manjericão, alecrim, pimenta, orégano, salsa, rúcula ou coentro. No mais, é aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável e o melhor, ao alcance das mãos.

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo