Pesquisa detecta melhora pontual na qualidade de água de rios

Publicado em 22/03/2021 - 12:16 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A pesquisa realizada pelo projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica, mostrou que, apesar de ter havido uma melhora pontual na água dos rios devido à diminuição de circulação de carros e de pessoas, não houve melhoras significativas na qualidade da água dos rios neste período da pandemia. 

O projeto monitorou a qualidade da água em 130 pontos de coleta distribuídos em 77 rios, 95 pontos apresentaram qualidade da água regular; em 22 a qualidade é ruim; e 13 estão em boa condição. A pesquisa avalia diversos fatores como biológicos, químicos, quantidade de oxigênio, vida aquática para determinar a qualidade. E foi feita entre março do ano passado até fevereiro deste ano. 

Gustavo Veronesi, coordenador do projeto, explica que uma melhoria permanente só ocorrerá com investimentos em saneamento básico, preservação de mata ciliar dos rios e políticas públicas para evitar ocupação de terrenos próximos a rios e córregos.


 


 

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: 95% dos municípios já começaram a aplicar a dose de reforço

Idosos e profissionais da área de saúde começaram a receber a 3ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Empresa Brasil de Comunicação completa 14 anos

A estatal foi criada durante o 1°Fórum Nacional de TVs Públicas, em 2007, a partir da incorporação da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Baixar arquivo
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo