Brasil assina Declaração de Copenhague
O Brasil aderiu nesta quinta-feira (22) à Declaração de Copenhague. O país agora se reúne a outros países em ações contra o crime organizado na indústria pesqueira. A iniciativa é do governo da Noruega e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior, assinou o documento durante cerimônia com a presença do ministro da Pesca e Frutos do Mar da Noruega, Odd Emil.
A declaração destaca a necessidade do reconhecimento internacional da existência do crime organizado transnacional na indústria pesqueira e de que a atividade traz consequências graves para a economia, o meio ambiente e ainda atenta contra os direitos humanos.
Pelo documento, os 35 países signatários se comprometem a trabalhar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente em relação ao Objetivo 14 sobre Vida Abaixo da Água e o Objetivo 16 sobre Paz, Justiça e Instituições Fortes.