Cedae interrompe fornecimento de água para tratar algas no rio Guandu

Publicado em 06/04/2021 - 16:18 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Cedae, Companhia Estadual de Àguas e Esgotos, tenta mais uma solução para diminuir a concentração de algas em uma de suas principais estações de tratamento. As algas produzem a geosmina, substância que desde o verão de 2020 virou um problema para boa parte do a população, por provocar odor e sabor fortes e até alteração na cor da agua que chega às torneiras de vários bairros do Rio de Janeiro e região metropolitana.

Para realizar a manobra, segundo a Companhia, será preciso interromper a atividade da Estação de Água do  Guandu por 12 horas. A operação vai prejudicar o abastecimento no Grande Rio, que pode levar até 48 horas para ser normalizado.

Será implantado um novo sistema de bombeamento do Rio Guandu para a Lagoa Grande, antes da captação de água da estação de tratamento. A Cedae explicou que o processo vai ajudar a renovar a água da Lagoa, reduzindo os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina, que se prolifera, principalmente devido ao calor.

Essa, no entanto, ainda não é a solução definitiva para o problema que afeta os consumidores pelo segundo ano. De acordo com a Cedae, a resolução efetiva  só virá com a obra de proteção da tomada de água da Estação do Guandu, que tem data para licitação no próximo dia  1º de junho.

O projeto prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Guandu. A obra tem investimento de aproximadamente R$ 132 milhões e duração prevista de 24 meses.

 

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo