Ilhas Cagarras ganha título de ponto de esperança para os oceanos

Publicado em 20/04/2021 - 22:05 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, no Rio de Janeiro, ganharam o título de Hope Spot, ou Ponto de Esperança para os oceanos no litoral do Brasil. Esse é o segundo Hope Spot do país, nomeado pela Mission Blue, uma organização internacional que apoia ações de preservação marinha.

Para conceder o título a Mission Blue considerou que embora localizadas em uma área metropolitana - a cerca cinco quilômetros da praia de Ipanema - as Ilhas Cagarras têm servido como um exemplo de resistência do ecossistema, e permanecem como um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies exclusivas dessa região e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras.

Desde 2010, as Ilhas foram consideradas Monumento Natural Federal e constituem a primeira Área de Proteção Marinha do Rio de Janeiro.
A indicação da área para ser mais um "ponto de esperança" no país foi realizada pelo projetos Ilhas do Rio e Verde Mar.

Com a nomeação, além do reconhecimento da área como de alta relevância para conservação marinha no mundo, um Hope Spot ainda faz parte de larga rede de colaboração e pode ser apoiado em diversas frentes.

O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, espera que a nomeação das Cagarras possa estimular novas políticas de proteção aos oceanos no país.

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno se juntaram a aproximadamente outros 130 Pontos de Esperança já nomeados no mundo todo, incluindo as Ilhas Galápagos e a Grande Barreira de Corais na Austrália.

Aqui no Brasil, o Banco de Abrolhos, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia, também é mais um Ponto de Esperança para a preservação dos oceanos.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro terá frio e chuva nos próximos dias

A frente fria que provocou ventania e chuva de granizo no Rio de Janeiro nessa segunda-feira, ainda vai deixar o tempo chuvoso e com temperaturas baixas pelos próximos dias.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 recua para 0,10% em maio, aponta FGV

Com o resultado, o indicador acumula taxa de inflação de 12,13% em 12 meses. Quase um terço do registrado em maio de 2021, quando ficou em 35,91%.

Baixar arquivo
Segurança

PF faz operação contra lavagem de dinheiro e evasão de divisas

Ação é desdobramento de investigação contra o ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes. 11 mandado de busca e apreensão são cumpridos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Robert Scheidt vence na classe Laser da Europa Cup

Scheidt esteve sempre na liderança, vencendo seis das oito regatas, e soma 91 títulos internacionais.

Baixar arquivo