Ilhas Cagarras ganha título de ponto de esperança para os oceanos

Publicado em 20/04/2021 - 22:05 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, no Rio de Janeiro, ganharam o título de Hope Spot, ou Ponto de Esperança para os oceanos no litoral do Brasil. Esse é o segundo Hope Spot do país, nomeado pela Mission Blue, uma organização internacional que apoia ações de preservação marinha.

Para conceder o título a Mission Blue considerou que embora localizadas em uma área metropolitana - a cerca cinco quilômetros da praia de Ipanema - as Ilhas Cagarras têm servido como um exemplo de resistência do ecossistema, e permanecem como um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies exclusivas dessa região e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras.

Desde 2010, as Ilhas foram consideradas Monumento Natural Federal e constituem a primeira Área de Proteção Marinha do Rio de Janeiro.
A indicação da área para ser mais um "ponto de esperança" no país foi realizada pelo projetos Ilhas do Rio e Verde Mar.

Com a nomeação, além do reconhecimento da área como de alta relevância para conservação marinha no mundo, um Hope Spot ainda faz parte de larga rede de colaboração e pode ser apoiado em diversas frentes.

O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, espera que a nomeação das Cagarras possa estimular novas políticas de proteção aos oceanos no país.

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno se juntaram a aproximadamente outros 130 Pontos de Esperança já nomeados no mundo todo, incluindo as Ilhas Galápagos e a Grande Barreira de Corais na Austrália.

Aqui no Brasil, o Banco de Abrolhos, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia, também é mais um Ponto de Esperança para a preservação dos oceanos.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo