As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, no Rio de Janeiro, ganharam o título de Hope Spot, ou Ponto de Esperança para os oceanos no litoral do Brasil. Esse é o segundo Hope Spot do país, nomeado pela Mission Blue, uma organização internacional que apoia ações de preservação marinha.
Para conceder o título a Mission Blue considerou que embora localizadas em uma área metropolitana - a cerca cinco quilômetros da praia de Ipanema - as Ilhas Cagarras têm servido como um exemplo de resistência do ecossistema, e permanecem como um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies exclusivas dessa região e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras.
Desde 2010, as Ilhas foram consideradas Monumento Natural Federal e constituem a primeira Área de Proteção Marinha do Rio de Janeiro.
A indicação da área para ser mais um "ponto de esperança" no país foi realizada pelo projetos Ilhas do Rio e Verde Mar.
Com a nomeação, além do reconhecimento da área como de alta relevância para conservação marinha no mundo, um Hope Spot ainda faz parte de larga rede de colaboração e pode ser apoiado em diversas frentes.
O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, espera que a nomeação das Cagarras possa estimular novas políticas de proteção aos oceanos no país.
As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno se juntaram a aproximadamente outros 130 Pontos de Esperança já nomeados no mundo todo, incluindo as Ilhas Galápagos e a Grande Barreira de Corais na Austrália.
Aqui no Brasil, o Banco de Abrolhos, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia, também é mais um Ponto de Esperança para a preservação dos oceanos.