Moradores do DF estão avistando a onça-parda, saiba como agir

Publicado em 20/04/2021 - 14:50 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Imagine você sair de casa e se deparar com uma onça-parda caminhando na calçada... pois é... em um condomínio em Sobradinho, cidade próxima a Brasília, esses animais estão aparecendo nas ruas. O visitante é o segundo maior felino do Brasil e está ameaçado de extinção.

Desde o final de março, câmeras de vigilância de condomínios e chácaras próximas ao Parque Nacional de Brasília têm registrado imagens dessa espécie na região, principalmente à noite.

Maurício Laxe, chefe da Unidade de Conservação APA do Planalto Central, do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as onças pardas estão em uma área de proteção perto da cidade e que elas têm sido vistas nessas áreas porque devem estar se multiplicando.

A onça-parda, também conhecida como Suçuarana, quando adulta, pode alcançar até 1 metro e 20 de comprimento e pesar mais de 70 kg. E é muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores.

Quem se depara com um animal como a onça parda, precisa saber como agir. Sandra Cavalcanti, pesquisadora do Instituto Pró-Carnívoros, que trabalha pela proteção desses animais orienta que não se deve ficar de costas para o animal e falar com tranquilidade mas de forma firme.

Quem avista um animal selvagem, como a onça parda, não deve fugir, nem tentar caçá-lo. É preciso avisar a polícia militar, pelo telefone 190, que vai acionar o Batalhão Ambiental e a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

RJ: Área é cedida ao atendimento integrado de adolescentes infratores

Um mesmo espaço que vai reunir serviços para acolher e atender adolescentes que cometeram algum ato infracional. Esse é o NAI, o Núcleo de Atendimento Integrado. E esse complexo já ganhou endereço certo no Rio de Janeiro: será em um terreno na Leopoldina.

Baixar arquivo
Economia

Caixa antecipa pagamento do auxílio emergencial 2021

Agora, todos os depósitos serão feitos em maio, com crédito liberado no dia 16 para os nascidos em janeiro e em 30 de maio para quem faz aniversário em dezembro. Calendário dos saques também foi antecipado e termina em 17 de junho.

Baixar arquivo
Política

Flordelis depõe em Conselho de Ética da Câmara e diz ser inocente

A deputada federal é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em junho de 2019. Flordelis afirma que é vítima de injustiça e apelou para que seu mandato não fosse cassado.

Baixar arquivo
Geral

DF libera casamentos e aniversários em espaços de eventos

Os salões podem receber público correspondente a 50% de sua capacidade. O horário permitido para os eventos será de 11h até 23h. Não poderá ser montado espaço para dança, e cobrança de ingresso ou qualquer outra contribuição está proibida.

Baixar arquivo
Educação

Empresas privadas vão poder recuperar escolas públicas no Rio

Programa Abrace uma Escola foi lançado nesta quinta-feira (13). O setor privado poderá executar diretamente as obras ou doar equipamentos para o local e também podem envolver organizações parceiras para realizar o serviço.

Baixar arquivo
Esportes

Lista de contemplados do Bolsa Atleta é publicada

São 7.197 esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas. Para receber o pagamento, os atletas precisam assinar um termo de adesão disponível no Ministério da Cidadania.

Baixar arquivo