Moradores do DF estão avistando a onça-parda, saiba como agir

Publicado em 20/04/2021 - 14:50 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Imagine você sair de casa e se deparar com uma onça-parda caminhando na calçada... pois é... em um condomínio em Sobradinho, cidade próxima a Brasília, esses animais estão aparecendo nas ruas. O visitante é o segundo maior felino do Brasil e está ameaçado de extinção.

Desde o final de março, câmeras de vigilância de condomínios e chácaras próximas ao Parque Nacional de Brasília têm registrado imagens dessa espécie na região, principalmente à noite.

Maurício Laxe, chefe da Unidade de Conservação APA do Planalto Central, do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as onças pardas estão em uma área de proteção perto da cidade e que elas têm sido vistas nessas áreas porque devem estar se multiplicando.

A onça-parda, também conhecida como Suçuarana, quando adulta, pode alcançar até 1 metro e 20 de comprimento e pesar mais de 70 kg. E é muito ágil, conseguindo subir com facilidade em árvores.

Quem se depara com um animal como a onça parda, precisa saber como agir. Sandra Cavalcanti, pesquisadora do Instituto Pró-Carnívoros, que trabalha pela proteção desses animais orienta que não se deve ficar de costas para o animal e falar com tranquilidade mas de forma firme.

Quem avista um animal selvagem, como a onça parda, não deve fugir, nem tentar caçá-lo. É preciso avisar a polícia militar, pelo telefone 190, que vai acionar o Batalhão Ambiental e a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Tragédia de Brumadinho completa mil dias e busca de corpos continua

Até agora, 262 vítimas foram encontradas e identificadas. Oito famílias continuam sem poder enterrar seus parentes e permanecem à espera. Ainda não há data para o fim das buscas dos bombeiros.

Baixar arquivo
Saúde

Duque de Caixas (RJ) terá que tomar medidas de contra a covid-19

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cumpra as medidas necessárias para o enfrentamento da covid-19.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro inaugura obra da integração do Rio São Francisco

No sertão paraibano, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou, agora há pouco, a última etapa da obra física do projeto de integração do Rio São Francisco.

Baixar arquivo
Geral

Obra de alargamento em Balneário Camboriú atrai tubarões para orla

A obra consiste em dragar a areia do fundo do mar, o que resulta no aumento da área para lazer e atividades econômicas. E é o movimento da draga, que revolve a areia do fundo da enseada, que acaba por disponibilizar mais alimentos, atraindo os tubarões para a orla.

Baixar arquivo
Saúde

Oiapoque tem aumento de mais de 200% na média móvel de casos de covid

Para a secretaria de Saúde do Amapá, esse descontrole da doença na região é uma prova que o reflexo da não vacinação na Guiana Francesa, ou da baixa cobertura vacinal, tem influenciado a região de fronteira com Brasil.

Baixar arquivo
Geral

PF realiza operação contra fraudes em contratos da Docas do Rio

Além da capital fluminense, mais duas cidades são alvos da  ação, batizada de Freeware. Vinte agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em São Paulo e um no Recife, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo