Origem de lixo encontrado em praias do RN permanece desconhecida

3,5 toneladas de dejetos foram encontrados no litoral do estado

Publicado em 24/04/2021 - 16:14 Por Leandro Martins - Brasília

Técnicos de meio ambiente ainda não conseguiram identificar a origem de 3,5 toneladas de dejetos encontrados nas praias do litoral sul do Rio Grande do Norte, desde a última quarta-feira. Parte do lixo é hospitalar, como seringas, máscaras descartáveis e tubos para coleta de sangue. Mas também há documentos, restos de roupas, madeiras, garrafas pets, isopor e sacos plásticos.

Os técnicos de meio ambiente do Estado estão pesquisando a origem desses dejetos. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) informa que ainda não tem informações oficiais, apenas suspeitas, como aponta o diretor do Idema, Leon Aguiar. "Nós temos suspeitas de que pode estar atribuído para o estado de Pernambuco", pondera. "E não podemos descartar a hipótese desse material ter vindo de mar aberto, de longas distâncias".

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, informou, em nota, que não foram registrados acidentes náuticos recentes na região que justifiquem o aparecimento dos resíduos sólidos encontrados no estado. 

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) abriu uma investigação para apurar o lixo encontrado nas praias do litoral potiguar.

Edição: Sâmia Mendes / Francisco Marques

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo libera R$ 909 milhões para combate à covid na atenção primária

A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS); o atendimento é feito mais próximo das comunidades, como nas Unidades de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Saúde

Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Ministério da Saúde tomou a decisão por causa de grávida que teve trombose após tomar vacina e morreu nesta segunda-feira. Caso ainda está em investigação. Para as gestantes e puérperas sem comorbidades e para quem já tomou segunda dose, nova nota técnica deve sair até o fim da semana.

Baixar arquivo
Saúde

Atletas que vão para as olimpíadas em Tóquio começam a ser vacinados

Começa nesta quarta-feira a vacinação contra à covid- 19 para a delegação que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.  Atletas e integrantes da comissão brasileira podem se vacinar em locais já pré-definidos nas capitais Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quase mil pessoas são resgatadas de trabalho escravo no Brasil em 2020

Os dados, atualizados nessa terça-feira (11), são do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Minas Gerais foi o estado com maior número de resgates em 2020, com 351 casos, seguido do Distrito Federal, Pará, Goiás e a Bahia.

Baixar arquivo
Saúde

Número de consultas e procedimentos médicos caíram na cidade do RJ

Consultas e procedimentos médicos realizados nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro caíram em comparação a 2016, último ano a ter o levantamento dos dados.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco homenageia Ademir Menezes que inspirou poema de João Cabral

“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais lembrando os 25 anos de morte do jogador.

Baixar arquivo