Pipa, RN, sofre com erosão progressiva na área de falésia

Publicado em 22/04/2021 - 14:21 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A erosão ameaça construções na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, a 80 quilômetros da capital Natal. E para evitar o desmoronamento de prédios próximos à falésia do litoral potiguar foi apresentado um relatório que pede providências urgentes para que não aconteçam novos desmoronamentos na região.

Lembrando que, em novembro do ano passado, o desabamento de parte da falésia matou um casal de turistas e seu filho, um bebê de 7 meses, na Baía dos Golfinhos, em Pipa.

De acordo com relatório do Idema, o Instituto Estadual de Meio Ambiente, entregue neste mês ao Ministério Público Federal, a falésia da praia de Pipa, em Tibau do Sul, sofre erosão progressiva, causada pela maré alta e a interferência humana. Um exemplo é a falta de calhas para escoamento da água da chuva.

O diretor do Idema, Leon Aguiar, explica que a legislação estadual do ano 2000 previa recuo de 33 metros entre as construções e a beira da falésia. Em 2012, quando entrou em vigor o Novo Código Florestal, esse recuo passou para 100 metros, quando já havia casas, restaurantes e hotéis na área.

Atualmente, 40 imóveis construídos no topo da falésia estão em área considerada de risco. onze deles em condição crítica. A comerciante Ludmila Abreu, que tem uma lanchonete em Pipa, aguarda o que será definido para que possa seguir trabalhando com segurança.

Considerada uma das praias mais belas do país, em 2020 Pipa recebeu o prêmio Traveler's Choice Beach, que é dado aos melhores destinos turísticos do mundo.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Rio vacina nesta sexta adolescentes de 12 e 13 anos

O sábado (25) será dedicado à repescagem para todos, a partir de 12 anos, que ainda não tomaram a primeira dose. Os quase 300 pontos de vacinação espalhados pela cidade vão funcionar das 8h às 17h.

Baixar arquivo
Economia

Confiança do consumidor recua 6,5 pontos em setembro, diz FGV

Com isso, o indicador atingiu 75,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o menor patamar desde abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

TJSP vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

O público vai ter de apresentar o cartão contendo a aplicação de pelo menos uma dose de uma das vacinas aprovadas pela Anvisa. Pode ser o cartão impresso ou digital.

Baixar arquivo
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo