Mourão participa de reunião do Conselho Nacional da Amazônia

Publicado em 26/05/2021 - 23:14 Por Daniela Longuinho - Rádio Nacional - Brasília

O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão, participou nesta quarta-feira (26) da 5ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, no Palácio do Itamaraty.

Sobre o Plano Amazônia 2021/2022, que substituiu a Operação Verde Brasil 2, de combate a ilícitos ambientais na Amazônia Legal, Mourão informou que vai avaliar nos próximos 10 dias se será necessário o envio das Forças Armadas para a região, pelo menos pelos próximos dois meses.

De acordo com Mourão, o Brasil ainda enfrenta uma temporada de desmatamento, com piora dos índices nos meses de março e abril, situação que, segundo ele, se repete neste mês de maio.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em março, 367 quilômetros quadrados foram devastados na Amazônia Legal e em abril, 581. 
A taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal em 2020 foi de 11 mil quilômetros quadrados.

O objetivo do governo, segundo Hamilton Mourão, é diminuir esse índice para 8.600 quilômetros quadrados este ano. Mourão ressaltou que esse é um passo para o Brasil atingir a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030, conforme pactuado no Acordo de Paris.

O vice-presidente lamentou a ausência do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ou de um representante do ministério na reunião, mas destacou que o Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia tem realizado operações de fiscalização em áreas identificadas como prioritárias, compreendendo 11 municípios dos estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Edição: Jessica Gonçalves / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo