Comemorar o Dia da Mata Atlântica, nesta quinta-feira, 27 de maio, com uma trilha pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro já é um presente, ainda mais para as crianças, que podem observar e ouvir histórias de 27 espécies como pau-brasil, pau-ferro, sapucaia, jequitibá-rosa, palmiteiro, entre muitas outras nativas do bioma.
E o tempo firme, com sol e temperatura amena ajudam bastante no passeio guiado e batizado de Trilha da Mata Atlântica para o público infantil, que acontece entre 10h e 14h.
O percurso é conduzido pelo Serviço de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio e segue todos os protocolos sanitários para evitar o contágio da covid-19. Inclusive, para participar do passeio, os responsáveis tiveram que inscrever previamente as crianças.
A coordenadora do Serviço, Milena Goulart Souza Rodrigues, destaca que essa atividade também visa mostrar para as crianças o impacto que a floresta tropical sofre com a ocupação urbana (clique no player e ouça mais).
O Jardim Botânico do Rio Janeiro é classificado como área de núcleo de reserva da biosfera da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em diversidade de espécies de plantas no mundo.
Durante o percurso, os participantes também vão conhecer a importância histórica do sistema hídrico para a preservação desse ecossistema. Ao fim do passeio, as crianças vão receber um caça-palavras referente às espécies na Trilha da Mata Atlântica.
// atualizado às 9h58 para inclusão de versão ampliada da matéria