Quadrilha de garimpo ilegal de ouro na Amazônia é presa pela PF

Publicado em 27/07/2021 - 16:44 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realizou operação no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para desarticular uma organização criminosa, que exportava ilegalmente ouro do Brasil para a Itália. Com apoio da Receita Federal, a ação, batizada de Ruta 79, prendeu três dos quatro alvos, na manhã desta terça-feira (27). 

A PF detalhou que as investigações tiveram início depois que um agente da própria corporação, acusado de envolvimento no esquema, foi descoberto.  Ele seria responsável por facilitar a saída do ouro ilegal do país via aérea, o que configura crime de contrabando e descaminho. 

A estimativa é que a quadrilha tenha contrabandeado, entre 2017 e 2019, mais de uma tonelada de ouro, que era extraído ilegalmente de garimpos no norte do Brasil e levado para a Europa. Durante as investigações foram apreendidos quase 18 quilos do metal, além de joias avaliadas em 1 milhão de dólares.

O esquema envolvia o uso de "mulas", termo utilizado para se referir as pessoas que transportavam as cargas, com documentação falsa. Essas pessoas também traziam ao Brasil, clandestinamente, joias adquiridas na Ásia e EUA.

Além dos quatro mandados de prisão, os policiais federais saíram às ruas para cumprir 21 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, e também em Angra dos Reis, São Paulo, São José do Rio Preto, Piracicaba, Mirassol e Belo Horizonte.

 

Edição: Graziele Bezerra / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Polícia e MP fazem operação contra traficantes que criaram "delivery"

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira, uma operação contra traficantes, que criaram um serviço de delivery para venda de drogas em áreas nobres da Barra da Tijuca e da Zona Sul carioca.

Baixar arquivo
Saúde

Rio volta a suspender aplicação da CoronaVac

A decisão, que entrou em vigor nesta sexta-feira (17), foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda agora a liberação de um lote com 166 mil vacinas, suspenso de forma cautelar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Esportes

CRB e Vasco ficam no empate pela Série B

CRB e Vasco empataram em 1 a 1. Cruzeiro e Operário (PR) também ficaram no 1 a 1. O Remo venceu o Avaí por 2 a 1.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde muda recomendação sobre vacinação de adolescentes

Porém, os conselhos que representam os secretários estaduais e municipais de Saúde defenderam a continuidade da vacinação na faixa etária de 12 a 17 anos e disseram que não foram consultados sobre a mudança. Para eles, a decisão não tem base técnica e científica, e coloca em risco a principal ação de controle da pandemia, que é a vacinação.

Baixar arquivo
Geral

Começam as celebrações da Semana Nacional do Transito

No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega 2,1 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde

A Fiocruz voltou fornecer os  imunizantes na segunda-feira, após duas semana de interrupção devido a atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo, que é importado da China.

Baixar arquivo