Pesquisadores desenvolvem ferramentas para analisar queimadas

Publicado em 05/08/2021 - 14:23 Por Bianca Paiva - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Pesquisadores da universidade de Nanjing, na China, com a colaboração do pesquisador brasileiro Ricardo Dal’Agnol, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, estão combinando ferramentas que possibilitem obter, em tempo real, dados mais amplos sobre as mudanças nas florestas causadas pelos incêndios.

E esse estudo pode ajudar a compreender os impactos das queimadas na Amazônia e auxiliar autoridades a tomar as melhores medidas para recuperar e preservar a floresta.

Um dos instrumentos usados é o VOD – da sigla em inglês Vegetation Optical Depth, que usa dados de radar e informações de satélites ópticos para mostrar a quantidade de água na vegetação. Esta é a primeira vez que o VOD foi utilizado para avaliar a atuação do fogo na floresta. Ricardo Dal’Agnol explica que a ferramenta permite monitorar as florestas ao longo do tempo.

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e outubro de 2019. Na época, a Amazônia registrou um dos mais altos números de queimadas, com 89.176 focos de incêndio em 12 meses, segundo o Inpe.

A conclusão do estudo aponta para uma melhor compreensão do impacto do fogo na dinâmica da vegetação e contribui com avaliações regionais e globais de emissões de carbono.

*Reportagem de Maíra Heinen

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo