Pesquisadores desenvolvem ferramentas para analisar queimadas

Publicado em 05/08/2021 - 14:23 Por Bianca Paiva - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Pesquisadores da universidade de Nanjing, na China, com a colaboração do pesquisador brasileiro Ricardo Dal’Agnol, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, estão combinando ferramentas que possibilitem obter, em tempo real, dados mais amplos sobre as mudanças nas florestas causadas pelos incêndios.

E esse estudo pode ajudar a compreender os impactos das queimadas na Amazônia e auxiliar autoridades a tomar as melhores medidas para recuperar e preservar a floresta.

Um dos instrumentos usados é o VOD – da sigla em inglês Vegetation Optical Depth, que usa dados de radar e informações de satélites ópticos para mostrar a quantidade de água na vegetação. Esta é a primeira vez que o VOD foi utilizado para avaliar a atuação do fogo na floresta. Ricardo Dal’Agnol explica que a ferramenta permite monitorar as florestas ao longo do tempo.

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e outubro de 2019. Na época, a Amazônia registrou um dos mais altos números de queimadas, com 89.176 focos de incêndio em 12 meses, segundo o Inpe.

A conclusão do estudo aponta para uma melhor compreensão do impacto do fogo na dinâmica da vegetação e contribui com avaliações regionais e globais de emissões de carbono.

*Reportagem de Maíra Heinen

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo