Pantanal: Estudo aponta morte de 17 milhões de animais em queimadas

Publicado em 16/09/2021 - 08:17 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As queimadas que atingiram a região do Pantanal no ano passado mataram, pelo menos, 17 milhões de animais. A conclusão é de um estudo realizado por 30 pesquisadores da Embrapa Pantanal, do ICMBio e do Ibama, além de universidades federais e organizações não-governamentais.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram uma série de transectos - trilhas em linha reta, para coletar as amostras de animais mortos nos incêndios. Ao todo, o grupo percorreu 114 quilômetros de transectos por todo o Pantanal. A partir das amostras, os pesquisadores aplicaram um modelo matemático para chegar ao número de dezessete milhões de animais vertebrados mortos pelos incêndios em 2020.

A bióloga Gabriela Alvarenga, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, participou da força-tarefa. A cientista conta que 60% das vítimas foram serpentes aquáticas, que são animais abundantes no terreno alagadiço do Pantanal.

A pesquisadora explicou que a ciência precisa de mais tempo para avaliar os impactos que as queimadas estão causando no Pantanal. Gabriela Alvarenga ressaltou, no entanto, que as mudanças climáticas estão agravando as secas na região, aumentando a probabilidade de novos incêndios.

Os resultados do estudo abrangem o período entre janeiro e novembro de 2020. No ano passado, o Pantanal sofreu o maior incêndio já registrado na região. As chamas destruíram cerca de 4 milhões de hectares, o que representa 26% da área de todo o bioma.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo