Pantanal: Estudo aponta morte de 17 milhões de animais em queimadas

Publicado em 16/09/2021 - 08:17 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As queimadas que atingiram a região do Pantanal no ano passado mataram, pelo menos, 17 milhões de animais. A conclusão é de um estudo realizado por 30 pesquisadores da Embrapa Pantanal, do ICMBio e do Ibama, além de universidades federais e organizações não-governamentais.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores fizeram uma série de transectos - trilhas em linha reta, para coletar as amostras de animais mortos nos incêndios. Ao todo, o grupo percorreu 114 quilômetros de transectos por todo o Pantanal. A partir das amostras, os pesquisadores aplicaram um modelo matemático para chegar ao número de dezessete milhões de animais vertebrados mortos pelos incêndios em 2020.

A bióloga Gabriela Alvarenga, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, participou da força-tarefa. A cientista conta que 60% das vítimas foram serpentes aquáticas, que são animais abundantes no terreno alagadiço do Pantanal.

A pesquisadora explicou que a ciência precisa de mais tempo para avaliar os impactos que as queimadas estão causando no Pantanal. Gabriela Alvarenga ressaltou, no entanto, que as mudanças climáticas estão agravando as secas na região, aumentando a probabilidade de novos incêndios.

Os resultados do estudo abrangem o período entre janeiro e novembro de 2020. No ano passado, o Pantanal sofreu o maior incêndio já registrado na região. As chamas destruíram cerca de 4 milhões de hectares, o que representa 26% da área de todo o bioma.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Governo Central tem menor déficit primário desde 2014

Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) fechou o ano de 2021 com um déficit primário de R$ 35 bilhões, o menor saldo negativo registrado desde 2014.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

Baixar arquivo
Internacional

Argentina diminui restrições para brasileiros entrarem no país

A partir deste sábado, qualquer brasileiro com esquema de vacinação completo contra a covid-19 poderá entrar na Argentina sem necessidade de teste negativo e quarentena.

Baixar arquivo
Justiça

No Rio, deputado estadual Anderson Alexandre á afastado pela justiça

O deputado estadual Wanderson Gimenes Alexandre, do Solidariedade, conhecido como Anderson Alexandre, foi afastado(nesta sexta-feira pela Justiça por crime de responsabilidade e por integrar organização criminosa, na qual atuava como líder.

Baixar arquivo
Economia

Menos de 40% guardou dinheiro para pagar IPTU e IPVA de 2022 no RJ

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro mostra que nos dois anos anteriores, este percentual foi de 52,3% e 41,8%.

Baixar arquivo
Economia

Consumidores pretendem parcelar despesas de começo de ano

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio-RJ mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar despesas de IPTU, IPVA e material escolar em 2022.

Baixar arquivo