Os dias estão cada vez mais quente e secos em diversas partes do Brasil. Quem avisa é o Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta segunda-feira (20) o Inmet emitiu o alerta vermelho para a baixa umidade no centro-oeste e parte do Tocantins devido a uma massa de ar quente e seco.
Esse indicativo é feito quando a umidade pode ficar fica abaixo dos 12% e a condição do ar é difícil para a respiração. Este aviso deve durar até quarta-feira (22).
O Instituto também emitiu alerta amarelo para uma onda de calor que atinge o centro-oeste, interior do nordeste e grande parte do sudeste do país. Isso acontece quando as temperaturas devem ficar 5 graus acima da média para o mês.
A meteorologista do INMET, Morgana Almeida, explica porque acontece essa alerta de onda de calor e revela a tendência de queda na temperatura para os próximos dias nesta região.
Segundo o instituto, a umidade deve ficar baixa nesta semana principalmente em Palmas, Goiânia, Cuiabá e Brasília.
O INMET pede para que todos mantenham os cuidados para amenizar os efeitos do calor: beber bastante água, evitar atividades físicas em horários mais quentes, hidratar a pele e se abrigar do sol intenso.
*Com supervisão de Roberto Piza.