O verão está chegando e todo mundo fica querendo dar uns mergulhos para descansar e renovar as energias! E aqui no Brasil, 22 praias e 6 marinas receberam uma certificação internacional que leva em conta a sustentabilidade: é a Bandeira Azul. Em comparação à última temporada, o Brasil teve um aumento de 16% no número de locais com essa certificação.
E essas praias estão espalhadas por várias regiões do país: são 15 em Santa Catarina, 5 no Rio de Janeiro, 3 na Bahia, 3 em São Paulo, um em Alagoas e outra no Espírito Santo. A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para novembro.
Leana Bernardes, coordenadora nacional do Bandeira Azul, explica que a certificação reconhece a gestão do meio ambiente nessas praias e marinas. O programa leva em conta 4 critérios para dar o prêmio: qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. A coordenadora acredita que certificações assim aumentam a visibilidade desses locais, incrementando o turismo.
Leana explica que as praias certificadas com a Bandeira Azul têm uma placa sinalizando o que pode e o que não pode ser feito pelos banhistas. Ela destaca que a população que mora nessas praias e os turistas que frequentam esses espaços têm também responsabilidade em manter os locais limpos e próprios para uso.
O município ou associação que quiser inscrever o seu espaço para concorrer ao prêmio da próxima temporada, 2022/23, já pode entrar em contato para mais informações pelo email coordenacao@bandeiraazul.org.br.
O Júri Nacional do Programa conta com a participação dos ministérios do Turismo, Educação e Meio Ambiente, além de órgãos ligados ao meio ambiente.