Certificação é distribuída a praias consideradas sustentáveis

Publicado em 06/10/2021 - 13:45 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O verão está chegando e todo mundo fica querendo dar uns mergulhos para descansar e renovar as energias! E aqui no Brasil, 22 praias e 6 marinas receberam uma certificação internacional que leva em conta a sustentabilidade: é a Bandeira Azul.  Em comparação à última temporada, o Brasil teve um aumento de 16% no número de locais com essa certificação.

E essas praias estão espalhadas por várias regiões do país: são 15 em Santa Catarina, 5 no Rio de Janeiro, 3 na Bahia, 3 em São Paulo, um em Alagoas e outra no Espírito Santo. A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para novembro.

Leana Bernardes, coordenadora nacional do Bandeira Azul, explica que a certificação reconhece a gestão do meio ambiente nessas praias e marinas. O programa leva em conta 4 critérios para dar o prêmio: qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. A coordenadora acredita que certificações assim aumentam a visibilidade desses locais, incrementando o turismo.

Leana explica que as praias certificadas com a Bandeira Azul têm uma placa sinalizando o que pode e o que não pode ser feito pelos banhistas. Ela destaca que a população que mora nessas praias e os turistas que frequentam esses espaços têm também responsabilidade em manter os locais limpos e próprios para uso.

O município ou associação que quiser inscrever o seu espaço para concorrer ao prêmio da próxima temporada, 2022/23, já pode entrar em contato para mais informações pelo email coordenacao@bandeiraazul.org.br.

O Júri Nacional do Programa conta com a participação dos ministérios do Turismo, Educação e Meio Ambiente, além de órgãos ligados ao meio ambiente. 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

Estatuto do Câncer torna obrigatório atendimento integral

Dentre os objetivos do estatuto estão o diagnóstico precoce, a informação clara e confiável sobre a doença e o tratamento adequado, bem como humanização da atenção ao paciente e à sua família

Baixar arquivo
Saúde

Rio não tem registro de casos da variante Ômicron no estado

Secretaria de Saúde vai emitir um alerta às vigilâncias municipais para aumento da atenção a casos de viajantes que apresentem quadro de síndrome gripal, com realização de exame PCR, monitoramento e notificação por meio dos canais oficiais.

Baixar arquivo
Educação

Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

O Busão das Artes, com 15 metros de extensão, foi adaptado para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais e começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia faz operação para capturar responsáveis por morte de sargento

A ação acontece em comunidades da zona norte do Rio. Os agentes procuram pelos criminosos envolvidos no assassinato do do sargento Jamilton Machado de Assis, atingido, em outubro, por um tiro na cabeça dentro de uma viatura.

Baixar arquivo