Cidade do Rio ganha ponto de coleta de lixo eletrônico

Publicado em 14/10/2021 - 11:28 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Você sabe o que fazer com o aparelho eletrônico ou eletrodoméstico que não tem mais conserto? O produto deve ser descartado em pontos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico, que estão se espalhando pelo país a partir do Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira, foi a vez do Rio de Janeiro receber mais uma central de coleta. A unidade fica em Realengo, na zona oeste da cidade. Ao todo serão 123 pontos no município do Rio e 148 em outros municípios fluminenses, totalizando 271, que ficarão sob a gestão da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

Ao participar da inauguração da central, na estrada da Água Branca, 1.160, o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, salientou que nestes pontos, as pessoas têm a opção de entregar voluntariamente o equipamento que não tem mais vida útil e, ainda, gerar emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.

O Rio de Janeiro é a sétima cidade brasileira a ofertar esse serviço para a população. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a meta é chegar a 10 capitais até o final de novembro. E que, até 2025, 400 cidades brasileiras tenham centrais de destinação desse tipo de resíduo.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Hospital em Alagoas é habilitado para transplante de coração pelo SUS

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, agora está habilitado para realizar transplante de coração e de rim pelo Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Quase 200 mil brasileiros vivem com HIV e não fazem tratamento

As informações fazem parte de boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, na véspera do Dia Mundial de Luta Contra Aids.

Baixar arquivo
Geral

Dia da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto que cria o novo feriado já tinha sido aprovado pelo Senado e, agora, para entrar em vigor precisa ser sancionado pelo presidente Lula. Quando isso acontecer, a data já entra no calendário oficial do país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Número de resgatados de trabalho análogo à escravidão é recorde

Um total de 2.847 trabalhadores foram resgatados entre janeiro e novembro deste ano de trabalho análogo à escravidão no Brasil. O número parcial de 2023 já é o maior em resgates dos últimos 14 anos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Placas no Cais do Valongo vão indicar marcos da memória africana

As indicações vão desde portos, igrejas, praças, terreiros de candomblé, quilombos, passando lugares onde ocorreram movimentos de resistência, até manifestações culturais.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Entrevista: ministra do Zimbábue fala sobre luta contra o racismo

A ministra das mulheres, comunidades e empreendedorismo do Zimbábue deu entrevista exclusiva à EBC e falou das experiencias do seu país no campo da luta contra o racismo e pela igualdade de gênero. 

Baixar arquivo