Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

Publicado em 18/10/2021 - 21:32 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta segunda-feira as metas do ABC+, Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária. O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030. O valor é sete vezes maior do que o plano definiu em sua primeira etapa, na década passada. Já em área, a meta é atingir com tecnologias sustentáveis mais de 72 milhões de hectares; ampliar o tratamento de 208 milhões de metros cúbicos de resíduos de animais e abater cinco milhões de cabeças de gado em terminação intensiva.

O plano ABC+ busca também contribuir com o cumprimento dos compromissos internacionais do Brasil de desenvolvimento sustentável frente às mudanças climáticas.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou a vulnerabilidade dos produtores rurais diante de efeitos climáticos extremos e apontou que o ABC+ pretende fortalecer o setor.

Entre as tecnologias do Plano ABC+ estão a recuperação de pastagens degradadas, florestas plantadas, bioinsumos e sistemas de plantio direto, de integração e irrigados.

No dia 06 de novembro, a política será apresentada na COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Escócia. O ministro do meio Ambiente, Joaquim Leite, apontou o papel da agricultura dentro de uma economia verde.

As metas e tecnologias definidas para o ABC+ receberam cerca de 500 contribuições via consulta pública realizada ao longo do mês de setembro deste ano. A cada dois anos, esses objetivos e recursos serão revisados.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo