Programa visa resgatar e dar assistência a animais silvestres

Publicado em 08/10/2021 - 12:13 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Resgatar e dar assistência aos animais silvestres. Esses são alguns dos objetivos do Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, criado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Resgate + vai implementar medidas de afugentamento, resgate, atendimento e assistência de animais silvestres em situação de risco e vulnerabilidade nos seis biomas do país. A portaria com a criação deste programa foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União.

Olivaldi Azevedo, secretário adjunto de Biodiversidade do Ministério, explicou em quais situações consideradas de risco o programa deve atuar para dar assistência a esses animais.

O programa será coordenado pela Secretaria de Biodiversidade do MMA, que vai se articular e fazer parcerias com outros órgãos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, para dar apoio nas ações, na implementação dos seus objetivos e no estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto. 

Olivaldi explica que a primeira iniciativa do programa já deve acontecer nas próximas semanas com a criação de um hospital de campanha.

O Regaste + prevê, ainda, ações de capacitação, educação e cidadania ambiental; e elaboração de planos de pronta resposta a desastres e acidentes que afetem a fauna silvestre, além da celebração de acordos e parcerias para a operacionalização de atividades

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo