Relatório da ONU diz que poluição por plástico deve duplicar até 2030

Emissões de gases do efeito estufa causadas por plásticos aumentaram

Publicado em 30/10/2021 - 13:40 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente prevê que a poluição por plásticos no planeta deve duplicar até 2030, causando graves consequências para saúde, economia, biodiversidade e clima.

O levantamento, divulgado às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP-26), mostra também que, em 2015, as emissões de gases do efeito estufa causadas por plásticos eram equivalentes a 1,7 gigatoneladas de gás carbônico. O estudo projeta que essas emissões devem subir para 6 gigatoneladas e meia de CO2, até 2050. 

Os plásticos descartáveis, como sacolas, embalagens e copos de café, usam combustíveis fósseis como matéria-prima. A professora de engenharia ambiental da Universidade Católica de Brasília Tatyane Rodrigues, explica que os diferentes tipos de plásticos podem ter origem no petróleo, no carvão mineral e até mesmo no gás natural. Segundo a especialista, para entender o impacto da poluição plástica é preciso conhecer o ciclo de vida desses produtos.  

A professora Tatyane Rodrigues ressalta ainda como os microplásticos descartados em mares e oceanos afetam a vida marinha:

De acordo com o estudo das ONU, o problema global do plástico decorre, em parte, da falta de esforços para o manejo e reciclagem do lixo e da alta produção e consumo do material.

No Brasil, os catadores são responsáveis por cerca de 90% do trabalho empregado na cadeia produtiva da reciclagem, segundo o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. O representante da organização, Alex Cardoso, traz dados do último anuário de reciclagem do trabalho realizado por cooperativas e associações.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil institui a coleta seletiva, os sistemas de logística reversa, que viabiliza a restituição dos resíduos sólidos para o reaproveitamento do setor empresarial, e outras ferramentas de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de produtos como o plástico. 

 

Edição: Rádio Nacional/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo