Upcycling: reaproveitamento evita produção de mais matéria-prima

Nesse processo, produto não precisa passar novamente pela indústria

Publicado em 12/10/2021 - 09:29 Por Júlia Ballarini - Repórter da TV Brasil - São Paulo

Você já ouviu falar na palavra upcycling? Esse termo vem do inglês e significa, em tradução livre, reaproveitamento. Só que, além da palavra, ele tem um conceito – é o reaproveitamento criativo. Pode ser usado com alimentos, roupas ou móveis, por exemplo. E, por falar em indústria da moda, você sabia que todo o ano o mercado têxtil brasileiro gera cerca de 170 mil toneladas de resíduo?! Mas com o upcycling é possível evitar a produção de mais matéria-prima. A estilista Isabela Almeida é adepta da ideia. Nas mãos dela, uma ou mais peças podem se tornar uma roupa nova e cheia de estilo.

"A ideia do upcycling é você desconstruir a peça, e a partir dos espaços cortados partir pra criatividade, e você pode misturar com outras peças", explicou.

O processo é diferente da reciclagem. Nele o produto não precisa passar novamente pela indústria, o que demanda grande gasto de energia e água, como explica a estilista.

"O upcycling consiste em técnica de reaproveitamento de peças que já existem, tem um impacto no planeta", declarou.

Karen Takahashi tem um salão de beleza e se preocupava demais com a quantidade de lixo que era gerado pela atividade. Hoje, além de dar um destino certo para os resíduos produzidos pela empresa, ainda transformou o salão em ponto de coleta.Uma vez por semana, todo o lixo é levado para uma empresa que separa o que é possível aproveitar e encaminha para cooperativas. O material se transforma em produtos como camisas, bolsas, máscaras. Até o cabelo que foi cortado ganha uma nova função: ele vira revestimento de paredes. Karen, a dona do salão, sente que faz a diferença.

"Hoje nós nos sentimos muito realizadas de ser um salão beleza verde. Temos o selo beleza verde, somos um ponto de coleta aqui na região do Itaim Bibi, poder colaborar com o planeta, com nossos parceiros, com as clientes, trazer a sustentabilidade para o nosso dia a dia, nos deixa muito felizes", afirmou.

Viu como é possível aplicar o upcycling em diferentes lugares? De acordo com o Sebrae, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são descartadas por dia e 300 toneladas de retalhos e aparas de couro são geradas todos os dias no Brasil, materiais que deveriam ganhar uma nova versão. O meio ambiente agradece.

Edição: Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Bolsonaro diz que vai determinar redução no valor da energia elétrica

Ao discursar, nessa quinta-feira, na Conferência Global Millenium, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai determinar ao Ministério de Minas e Energia que a bandeira volte ao normal.

Baixar arquivo
Economia

Pedidos de recuperação judicial têm queda de 34,5% em 12 meses

O levantamento foi feito pela Serasa Experian e divulgado nessa quinta-feira. O país registrou 57 pedidos de recuperação judicial no mês passado e 87 em setembro de 2020.

Baixar arquivo
Educação

Ensino especial: confira histórias inspiradoras neste Dia do Professor

No Brasil, o número de alunos da educação especial ultrapassa 1,3 milhão, segundo dados do Censo 2020.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça decreta nova prisão de Ronnie Lessa por lavagem de dinheiro

Lessa está preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande acusado de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Ânderson Gomes, juntamente com o também ex-PM Élcio de Queiroz.

Baixar arquivo
Economia

Número de crianças investidoras cresce mais de 65% em 12 meses

O levantamento feito pela B3 mostrou que esse número passou de 13 mil para 21,6 mil crianças. Para especialistas o principal fator deste crescimento é a incorporação da educação financeira como disciplina obrigatória nas escolas, a partir de 2020.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde divulga dados sobre sífilis e recomenda exame no pré-natal

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença também é transmissível para a criança durante a gestação ou parto.

Baixar arquivo