Upcycling: reaproveitamento evita produção de mais matéria-prima
Você já ouviu falar na palavra upcycling? Esse termo vem do inglês e significa, em tradução livre, reaproveitamento. Só que, além da palavra, ele tem um conceito – é o reaproveitamento criativo. Pode ser usado com alimentos, roupas ou móveis, por exemplo. E, por falar em indústria da moda, você sabia que todo o ano o mercado têxtil brasileiro gera cerca de 170 mil toneladas de resíduo?! Mas com o upcycling é possível evitar a produção de mais matéria-prima. A estilista Isabela Almeida é adepta da ideia. Nas mãos dela, uma ou mais peças podem se tornar uma roupa nova e cheia de estilo.
"A ideia do upcycling é você desconstruir a peça, e a partir dos espaços cortados partir pra criatividade, e você pode misturar com outras peças", explicou.
O processo é diferente da reciclagem. Nele o produto não precisa passar novamente pela indústria, o que demanda grande gasto de energia e água, como explica a estilista.
"O upcycling consiste em técnica de reaproveitamento de peças que já existem, tem um impacto no planeta", declarou.
Karen Takahashi tem um salão de beleza e se preocupava demais com a quantidade de lixo que era gerado pela atividade. Hoje, além de dar um destino certo para os resíduos produzidos pela empresa, ainda transformou o salão em ponto de coleta.Uma vez por semana, todo o lixo é levado para uma empresa que separa o que é possível aproveitar e encaminha para cooperativas. O material se transforma em produtos como camisas, bolsas, máscaras. Até o cabelo que foi cortado ganha uma nova função: ele vira revestimento de paredes. Karen, a dona do salão, sente que faz a diferença.
"Hoje nós nos sentimos muito realizadas de ser um salão beleza verde. Temos o selo beleza verde, somos um ponto de coleta aqui na região do Itaim Bibi, poder colaborar com o planeta, com nossos parceiros, com as clientes, trazer a sustentabilidade para o nosso dia a dia, nos deixa muito felizes", afirmou.
Viu como é possível aplicar o upcycling em diferentes lugares? De acordo com o Sebrae, cerca de 41 mil toneladas de alimentos são descartadas por dia e 300 toneladas de retalhos e aparas de couro são geradas todos os dias no Brasil, materiais que deveriam ganhar uma nova versão. O meio ambiente agradece.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)