Baixo nível do Rio Madeira pode provocar restrições de navegação

Publicado em 02/11/2021 - 17:50 Por Dayana Vitor, da Rádio Nacional - Brasília

Os moradores de Porto Velho, capital de Rondônia, estão acostumados a ver o Rio Madeira com níveis elevados geralmente no fim do ano, quando começa o período chuvoso na região. O aumento das águas costuma causar cheias em janeiro.

Mas agora em 2021, a situação é bem diferente. Isso porque choveu menos que o esperado entre maio e outubro, quando foi registrado 80 milímetros a menos do que a média esperada para o período. Na última medição, nessa segunda-feira, o rio que banha a capital rondoniense estava em três metros e seis centímetros.

Mas a situação ainda pode mudar. É que a previsão é de chuvas mais fortes a partir do dia 6 de novembro. Com isso o CPRM - Serviço Geológico do Brasil estima que nos próximos sete a 15 dias, o nível do Rio Madeira chegue a quatro metros, o que pode provocar restrições de navegação em Porto Velho, como explica o pesquisador do CPRM, Marcos Suassuna.

Marcos detalha que o Rio Madeira já registrou níveis mais baixos que o atual.

Em contraponto a seca deste ano, o rio Madeira teve três cheias históricas. Em 2014, quando passou de 19 metros. Em 2007, quando foram registrados 17 metros e 52 centímetros. Em 2019, quando ficou em 17 metros.

 

 

 

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo