Brasil espera reduzir emissão de metano com melhoramento genético

Publicado em 08/11/2021 - 19:43 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O melhoramento genético dos animais e dos alimentos consumidos pelo gado brasileiro é a aposta para cumprir o acordo firmado pelo Brasil de reduzir em 30% a emissão do gás metano até 2030. O Brasil e mais 100 países assinaram esse acordo na COP26, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas. O metano é um dos principais gases do efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas e é emitido, em boa parte, pela digestão do gado.

Para o presidente da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti, a modificação genética é o caminho.

Outra forma de combater a emissão do metano seria a compensação dele por meio do sistema de integração de lavoura, pecuária e floresta, como explica o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Os representantes do governo brasileiro têm argumentado no encontro de Glasgow, que a agropecuária brasileira está baseada em tecnologia e inovação, e que, por isso, pode produzir mais com menos emissão de carbonos. De acordo com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, o desafio é expandir o uso dessa tecnologia para todo o setor.

A meta do governo é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono para mais de 72 milhões de hectares de terras agricultáveis até 2030. Calcula-se que com essa medida pode evitar a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono. E para levar essa tecnologia para todos os agricultores e pecuaristas, o governo aposta no ABC +, programa de crédito público que prevê recursos para quem utilizar tecnologias sustentáveis no campo.

*atualizado às 8h42 do dia 9 de novembro de 2021 para substituição do áudio

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo