Brasil espera reduzir emissão de metano com melhoramento genético

Publicado em 08/11/2021 - 19:43 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O melhoramento genético dos animais e dos alimentos consumidos pelo gado brasileiro é a aposta para cumprir o acordo firmado pelo Brasil de reduzir em 30% a emissão do gás metano até 2030. O Brasil e mais 100 países assinaram esse acordo na COP26, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas. O metano é um dos principais gases do efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas e é emitido, em boa parte, pela digestão do gado.

Para o presidente da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Celso Moretti, a modificação genética é o caminho.

Outra forma de combater a emissão do metano seria a compensação dele por meio do sistema de integração de lavoura, pecuária e floresta, como explica o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Os representantes do governo brasileiro têm argumentado no encontro de Glasgow, que a agropecuária brasileira está baseada em tecnologia e inovação, e que, por isso, pode produzir mais com menos emissão de carbonos. De acordo com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, o desafio é expandir o uso dessa tecnologia para todo o setor.

A meta do governo é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono para mais de 72 milhões de hectares de terras agricultáveis até 2030. Calcula-se que com essa medida pode evitar a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono. E para levar essa tecnologia para todos os agricultores e pecuaristas, o governo aposta no ABC +, programa de crédito público que prevê recursos para quem utilizar tecnologias sustentáveis no campo.

*atualizado às 8h42 do dia 9 de novembro de 2021 para substituição do áudio

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo