Governo publica metas de redução de emissão de gases de efeito estufa

Publicado em 08/11/2021 - 21:25 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta segunda-feira (08) as metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis nos próximos dez anos. 

Essas metas estão inseridas no âmbito do RenovaBio, programa implementado no ano passado que reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, na mitigação de emissões dos gases causadores do efeito estufa no setor de combustíveis. 

Para 2022, a meta fixada é de 35,98 milhões de unidades de CBIO, Crédito de Descarbonização, emitidos pelos produtores e importadores de biocombustíveis e adquiridos, na Bolsa de Valores do Brasil, por distribuidoras de combustíveis que têm metas individuais estabelecidas pelo programa. 

O diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, explica que o país, por ser um dos líderes mundiais em transição energética, tem dialogado com a ONU sobre a redução da intensidade de carbono da matriz nacional de combustíveis a partir do RenovaBio. 

No ano passado, dos 18,5 milhões de CBIOs emitidos, 14,9 milhões foram comercializados com preço médio de 43 reais e 66 centavos, gerando um volume financeiro de 650 milhões de reis. Pietro Mendes afirma que, este ano, o programa pode gerar 1 bilhão de reais neste que é o único mercado de carbono regulado do país.

Além do RenovaBio, o programa Combustível do Futuro, que visa melhorar a eficiência energética dos motores automotivos e assegurar utilização de combustíveis de alta performance e baixa emissão de carbono, integra a estratégia nacional de neutralidade climática no setor de energia.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo