Governo publica metas de redução de emissão de gases de efeito estufa

Publicado em 08/11/2021 - 21:25 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta segunda-feira (08) as metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis nos próximos dez anos. 

Essas metas estão inseridas no âmbito do RenovaBio, programa implementado no ano passado que reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, na mitigação de emissões dos gases causadores do efeito estufa no setor de combustíveis. 

Para 2022, a meta fixada é de 35,98 milhões de unidades de CBIO, Crédito de Descarbonização, emitidos pelos produtores e importadores de biocombustíveis e adquiridos, na Bolsa de Valores do Brasil, por distribuidoras de combustíveis que têm metas individuais estabelecidas pelo programa. 

O diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, explica que o país, por ser um dos líderes mundiais em transição energética, tem dialogado com a ONU sobre a redução da intensidade de carbono da matriz nacional de combustíveis a partir do RenovaBio. 

No ano passado, dos 18,5 milhões de CBIOs emitidos, 14,9 milhões foram comercializados com preço médio de 43 reais e 66 centavos, gerando um volume financeiro de 650 milhões de reis. Pietro Mendes afirma que, este ano, o programa pode gerar 1 bilhão de reais neste que é o único mercado de carbono regulado do país.

Além do RenovaBio, o programa Combustível do Futuro, que visa melhorar a eficiência energética dos motores automotivos e assegurar utilização de combustíveis de alta performance e baixa emissão de carbono, integra a estratégia nacional de neutralidade climática no setor de energia.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo