MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar impactos na pesca e as reparações realizadas

Publicado em 29/11/2021 - 19:18 Por Igor Oliveira* - Estagiário da Rádio Cultura de Belém, para a Rádio Nacional - Belém

O Ministério Público Federal vai realizar no próximo dia 1º de dezembro uma audiência pública para ouvir os pescadores do rio Xingu que foram prejudicados pelos impactos da hidrelétrica de Belo Monte. A audiência vai apurar as transformações na pesca e verificar a efetividade das medidas de reparação e mitigação implementadas no licenciamento da Usina.

Para a audiência, o Ministério Público Federal convocou por meio digital representante dos pescadores de acordo com os quatro setores de pesca do Rio Xingu na área impactada por Belo Monte: do Remanso do reservatório; do reservatório principal; do trecho de vazão reduzida e da jusante da casa de força principal da Usina.

Os pescadores serão ouvidos presencialmente com áudio e vídeo disponibilizado aos demais em sala virtual, e também foram convidados representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que poderão participar de maneira remota.

Os pescadores que não quiserem falar durante audiência poderão fazer relatos pela sala de atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal, que vai funcionar durante o dia 1º de dezembro em caráter excepcional para atendimento dos pescadores que desejam prestar declarações a pesquisadores e representantes de instituições públicas ou privadas que atuam em áreas relacionadas ao objeto da audiência oitiva.

Poderão acompanhar o evento mediante o ingresso na sala virtual desde que solicitou formalmente a participação até às 6 horas da tarde do dia 30 deste mês audiência devem respeitar os protocolos de saúde prevenção da covid-19, sendo obrigatório uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação para ingresso nas dependências da unidade do Ministério Público Federal em Altamira, onde ocorrerá a oitiva.

*com supervisão de João Paulo Seabra

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Economia

Local de provas do concurso unificado será divulgado hoje

O cartão de confirmação do Concurso Público Nacional estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo