Agricultura lança ferramenta para incentivar a regularização ambiental

Publicado em 21/12/2021 - 22:10 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Serviço Florestal Brasileiro, lançou nesta terça-feira uma nova ferramenta que vai facilitar a regularização ambiental de propriedades rurais. O Módulo de Regularização Ambiental do Sistema de Cadastro Ambiental Rural pretende avançar na regularização das propriedades e posses rurais conforme prevê o Código Florestal Brasileiro, que completa 10 anos em 2022.

A tecnologia vai permitir aos produtores rurais que possuem Cadastro Ambiental Rural analisado elaborar uma minuta de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, e acessar benefícios previstos no Código Florestal.

João Adrien, diretor de regularização ambiental do Ministério da Agricultura, destacou que o Programa de Regularização Ambiental traz benefícios aos produtores rurais e ao meio ambiente.

Para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, a iniciativa é um dos principais programas de incentivo e recuperação florestal do mundo.

Já o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Muni Lourenço, destacou importância da regularização ambiental nas esferas jurídica e econômica.

Com o novo sistema, o produtor rural irá declarar de que forma vai cumprir os dispositivos legais, o que poderá ser feito por três principais dispositivos: conversão de sanções administrativas; compensação ambiental e recomposição ambiental.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo