Navio petroleiro grego é responsável pelo óleo que poluiu litoral

Publicado em 03/12/2021 - 10:15 Por Graziele Bezerra - Repórter Rádio Nacional - Brasilia

Um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento de óleo que atingiu mais de mil localidades em 11 estados do litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020.

Essa é a conclusão do inquérito aberto pela Polícia Federal.  As investigações foram realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais e buscaram determinar o tipo e a origem do material que chegou a costa, o local exato onde ocorreu o vazamento do óleo. Os investigadores também avaliaram documentos que pudessem esclarecer os fatos.

Segundo informações da Polícia Federal, a empresa dona do navio e seus responsáveis legais, o comandante e o chefe de máquinas da embarcação, foram indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação.

O valor total do dano ambiental está sendo apurado pela perícia da Policia Federal e assim que o laudo for concluído, será encaminhado para as autoridades competentes.

Mas até o momento, os custos arcados pelos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de  R$ 188 milhões.

O inquérito policial segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal daquela região.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo