Um navio petroleiro de bandeira grega foi o responsável pelo lançamento de óleo que atingiu mais de mil localidades em 11 estados do litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020.
Essa é a conclusão do inquérito aberto pela Polícia Federal. As investigações foram realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais e buscaram determinar o tipo e a origem do material que chegou a costa, o local exato onde ocorreu o vazamento do óleo. Os investigadores também avaliaram documentos que pudessem esclarecer os fatos.
Segundo informações da Polícia Federal, a empresa dona do navio e seus responsáveis legais, o comandante e o chefe de máquinas da embarcação, foram indiciados pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação.
O valor total do dano ambiental está sendo apurado pela perícia da Policia Federal e assim que o laudo for concluído, será encaminhado para as autoridades competentes.
Mas até o momento, os custos arcados pelos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de R$ 188 milhões.
O inquérito policial segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal daquela região.