A vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, teve um novo aumento nesta segunda-feira. No sábado, o volume de água aumentou de 3.500 para 3.800 metros cúbicos por segundo. Agora, a barragem despeja 4 mil metros cúbicos de volta ao Rio São Francisco a cada segundo.
De acordo com a Chesf, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, o trecho do rio que atravessa o Nordeste apresenta o maior nível de água no curso natural dos últimos 13 anos. A condição de cheia do Velho Chico foi declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, devido à grande quantidade de chuva em Minas Gerais.
A Chesf emitiu alertas para que os municípios que ficam às margens do rio a partir do reservatório de Sobradinho adotem medidas preventivas para possíveis inundações e para orientar a população.
Desde o dia 12 de janeiro o volume de água devolvida ao rio vem aumentando aos pouco nos reservatórios de Três Marias, em Minas Gerais; Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Alagoas. Ainda segundo a Chesf, a vazão atual em Sobradinho deve ser mantida, pelo menos, até o dia primeiro de fevereiro.