Alerta! Chuvas aumentam vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia

Publicado em 25/01/2022 - 08:16 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A vazão do reservatório de Sobradinho, na Bahia, teve um novo aumento nesta segunda-feira. No sábado, o volume de água aumentou de 3.500 para 3.800 metros cúbicos por segundo. Agora, a barragem despeja 4 mil metros cúbicos de volta ao Rio São Francisco a cada segundo.

De acordo com a Chesf, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, o trecho do rio que atravessa o Nordeste apresenta o maior nível de água no curso natural dos últimos 13 anos. A condição de cheia do Velho Chico foi declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, devido à grande quantidade de chuva em Minas Gerais.

A Chesf emitiu alertas para que os municípios que ficam às margens do rio a partir do reservatório de Sobradinho adotem medidas preventivas para possíveis inundações e para orientar a população.

Desde o dia 12 de janeiro o volume de água devolvida ao rio vem aumentando aos pouco nos reservatórios de Três Marias, em Minas Gerais; Sobradinho, na Bahia, e Xingó, em Alagoas. Ainda segundo a Chesf, a vazão atual em Sobradinho deve ser mantida, pelo menos, até o dia primeiro de fevereiro.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo