ANP: distribuidoras cumpriram 97% de metas de redução de efeito estufa

Publicado em 07/01/2022 - 12:30 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As distribuidoras de combustíveis líquidos cumpriram 97% da meta compulsória de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, em 2021. O anúncio foi feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram retirados de circulação cerca de 24,5 milhões de créditos de descarbonização por distribuidor. Isto corresponde a mais de 96% do total das metas individuais atribuídas pela ANP e em torno de 98% da meta global estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Energética para 2021.

Das 142 distribuidoras de combustíveis com metas fixadas para o ano passado, 102 cumpriram integralmente e 16 retiraram créditos de descarbonização em quantidade igual ou acima de 85% da meta. Outras sete retiraram os créditos em quantidade inferior a 85% da meta individual e 17 não retiraram de circulação a quantidade de créditos de descarbonização equivalente à meta individual.

Segundo a ANP, em caso de descumprimento parcial ou integral da meta anual individual, a distribuidora de combustíveis ficará sujeita ao pagamento de multa, que pode variar entre R$ 100 mil e R$ 50 milhões, o que não isenta o distribuidor do cumprimento de sua meta anual. A quantidade não atingida deverá ser acrescida à meta aplicável ao distribuidor no ano seguinte.

A medida faz parte da Política Nacional de Combustíveis (Renovabio), criada em 2017 para que o Brasil cumpra as obrigações assumidas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo