Novos carros a partir de 2022 vão ter que reduzir emissão de poluentes

Publicado em 07/01/2022 - 19:19 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os novos carros comercializados em 2022 devem poluir menos que os vendidos até 2021. Isso porque entrou em vigor, em 1º de janeiro, a nova fase do programa de redução de emissão de poluentes pelos automóveis. 

A mudança faz parte do Programa de Controle de Emissões Veiculares ( ProconVe), administrado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A última vez que as fabricantes de automóveis foram obrigados a reduzir as emissões de carbono dos motores foi em 2012 para os veículos pesados; e a partir de 2013 para os carros leves.

As mudanças são acordadas com anos de antecedência e seguem um padrão internacional de redução de emissões de gases do efeito estufa, segundo o Ibama. A coordenadora-geral de Gestão da Qualidade Ambiental do Instituto, Rosângela Maria Ribeiro Muniz, ressalta que as novas fases impactam toda a indústria.

A coordenadora do Ibama destacou ainda que o Proconve, ao longo dos 36 anos de existência, já reduziu em 98% a emissão de monóxido de carbono dos automóveis, um dos gases do efeito estufa.

Mesmo com a mudança, cerca de 20 mil veículos devem ser comercializados neste ano com a tecnologia da fase anterior do programa de redução de emissões. O motivo é a falta no mercado de semicondutores usados na fabricação dos carros, que impediu a finalização de parte da frota prevista para 2021. De acordo com o diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Jr., os veículos não comercializados na fase anterior já estavam previstos.

Segundo o relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática de 2018, elaborado por mais de 40 organizações internacionais ligadas ao tema, os veículos automotores são responsáveis por 14% da emissão de gases do efeito estufa, que é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas provocadas no planeta.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo