Planos de emergência para rompimento de barragens devem ser alterados

Publicado em 27/01/2022 - 15:47 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A nova lei de barragens de usinas hidrelétricas prevê alteração em planos de emergência e planejamento de rotas de fuga junto com a comunidade, para casos de possível rompimento. Esse é um dos pontos que foram debatidos nesta quinta-feira (27), em audiência pública virtual da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

Entre as medidas preventivas abordadas está a instalação de alertas sonoros, estudos de impacto de rompimento e a fiscalização por conta da entidade que autoriza ou registra o uso do potencial hidrelétrico.

Também se discutiu que esses empreendimentos tenham um mapa de inundação para identificar áreas de médio e alto risco, como explica o superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Aneel, Mateus Machado.

De acordo com o diretor da Aneel, Hélvio Guerra, os acidentes com as barragens de mineração em Mariana, em 2015; e Brumadinho, quatro anos depois, ambos no estado de Minas Gerais, trouxeram preocupação também em relação aos empreendimentos do setor elétrico.

Mas, para Isabela Ramagem, assessora de Regulação da Abragel, Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa, 94% das barragens do setor elétrico são consideradas seguras; e a nova lei não deve ser repressiva com esses empreendimentos.

Na mesma linha, Luiz Sérgio da Silva, da Silea Participações, considera que é preciso cuidado com normas muito excessivas para as barragens do setor elétrico.

A representante da Hidrelétrica de Furnas, Alessandra Valim, destacou a sugestão dada pela empresa para delimitar em dez quilômetros abaixo da barragem e trinta minutos de tempo para padronizar a zona de autossalvamento, no caso de um alerta de rompimento de barragem.

As contribuições da audiência pública visam aprimorar a atual Lei das barragens, que está em vigor desde 2020, depois de modificar a legislação anterior, de 2012.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo