Rio Negro, na Amazônia, pode ter cheia menor do que ano passado

Publicado em 31/03/2022 - 14:48 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM emitiu nesta quinta-feira (31) o primeiro alerta de cheias dos níveis dos rios da Amazônia.

As previsões são para os níveis dos rios da Amazônia que cortam os municípios Manaus, Manacapuru e Itacoatiara. 

Segundo os pesquisadores, em junho, o Rio Negro deve atingir a cota máxima de 29 metros e 4 centímetros no período de cheias, abaixo da cota histórica do ano passado que foi de 30 metros e 4 centímetros. 

Alice Castilho, diretora do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) alerta que o fenômeno La Niña já impactou o volume de chuvas no Brasil no início do ano, prova disso foram as inundações na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A expectativa é que as precipitações continuem acima do esperado até maio.

A Defesa Civil do Amazonas divulgou a lista de municípios em situação de atenção. Ao todo são 23 localidades. Entre elas Tabatinga, Silves, Atalaia do Norte e Anori.

Atualmente, o CPRM opera 17 sistemas de alertas de cheias no país, o de Manaus é o mais antigo.

Mais dois alertas estão previstos para serem emitidos. O próximo no dia 30 de abril e o seguinte em 30 de maio. Um quarto aviso, em junho, ainda pode ser emitido se for necessário.

O alerta de cheias é realizado há 30 anos. E serve também para órgãos como a Defesa Civil e para as comunidades próximas aos rios, para que se preparem antes da chegada das cheias.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo