Ventos muito fortes matam árvores no sul da Amazônia, diz estudo

Publicado em 07/03/2022 - 09:09 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ventos muito fortes são a principal causa de morte das árvores localizadas na borda sul da floresta amazônica, que compreende os estados de Mato Grosso e Pará.

A conclusão é de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com as universidades britânicas de Leeds e Oxford.

O projeto ecológico de longa duração, financiado pelo CNPQ, realiza o monitoramento em campo de quase de 15 mil árvores situadas em 50 parcelas de um hectare cada. O acompanhamento feito há quase 30 anos busca descobrir a causa de morte das árvores na região, como explica a coordenadora do estudo professora Beatriz Marimon.

Marimon ressalta que a morte da maioria das árvores observadas no estudo foi causada pela queda total ou parcial da copa, o que impede a fotossíntese, e do tronco. Nas duas situações, as ventanias atípicas são as responsáveis por esses danos. 

Segundo a especialista, além dos eventos climáticos extremos, pastagens improdutivas, queimadas e desmatamento estão entre os fatores que afetam os dois maiores biomas brasileiros, a Amazônia e o Cerrado, presentes na borda sul da floresta. A engenheira ambiental defende a conversação da vegetação, inclusive para garantir atividades agropecuárias.

De acordo com o estudo, o que está sendo observando na borda sul da floresta pode acontecer em toda Amazônia, caso os cortes em emissões de gases de efeito estufa não sejam alcançados e a degradação ambiental provocada por ação humana continue. Beatriz Marimon aponta também os impactos das mudanças climáticas sobre a vegetação e as espécies.

A pesquisa conclui que a manutenção da vegetação nativa de forma íntegra e intacta é fundamental, já que as florestas têm o papel relevante na regulação e segurança climática do nosso país.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo