Em 3 meses, projeto retira mais de 400 ton de lixo de praias no RJ

Publicado em 27/04/2022 - 17:11 Por Lucas Coelho, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O projeto Recicla Orla coletou apenas no primeiro trimestre deste ano 403 toneladas de resíduos sólidos nas praias da zona sul do Rio, entre o bairro do Leme e o Mirante do Leblon. O montante é 14 vezes maior do que o registrado de janeiro a março de 2020, período anterior ao primeiro lockdown contra a pandemia de Covid no país, quando o projeto retirou da orla carioca quase 29 toneladas de resíduos.  E, ao longo de todo o ano passado, foram recolhidas da orla 455 toneladas de detritos.

O levantamento, feito pela concessionária Orla Rio, que desde 1992 é responsável pela administração de Quiosques e Postos de Salvamento das praias cariocas,  mostra que a maior coleta desde que o projeto começou, em junho de 2019, foi no mês passado, com 160,8 toneladas de resíduos. Os campeões da poluição, ainda de acordo com a concessionária, são o papelão,  vidros e plásticos, nesta ordem.

Além disso, outros resultados do Recicla Orla merecem destaques: são a quantidade de emissões de CO2 evitadas, que passou de  227 toneladas, e o número de Pontos de Coleta de material reciclável na praia, com um salto de 24 para 56, na comparação entre os trimestres avaliados.

Em seu três anos de atuação, o Recicla Orla  já coletou mais de 1.000 toneladas de material reciclável. Neste trabalho, a Orla Rio conta com a parceria da Polen, startup que atua de forma sustentável na área de reciclagem de resíduos.

Edição: Vitoria Elizabeth Rangel (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo