Semana da Compostagem: entenda como gerar adubo orgânico

Publicado em 03/05/2022 - 07:15 Por Sayonara Moreno, da Rádio Nacional - Brasília

Na internet, existem milhares de vídeos e passo a passo de como fazer compostagem em casa. O importante é que o resultado aparece. E em três meses, é possível ter adubo orgânico e enriquecer o solo das plantas.

Luana Hermes é sócia de uma empresa de gestão de resíduos sólidos, que também realiza compostagens. Moradora de Brasília, ela conta que hoje, a empresa faz coleta de materiais orgânicos de comércios e condomínios. Além disso, dentro de casa o hábito fez com que ela revisse alguns consumos e aprendesse, aos poucos, a rotina de compostar.

Saiba mais sobre a Semana de Compostagem

Luana destaca que quem tem interesse em compostar, em casa, precisa aprender. Erros são comuns no início. Mas depois que pega o jeito, funciona bem.

A compostagem é feita com a utilização do resíduo orgânico. Para isso, é preciso saber separar tudo que iria para o lixo: os recicláveis, os orgânicos - que podem virar adubo. E, para o aterro, devem ir somente os rejeitos: lixo hospitalar, de banheiro, fios dentais utilizados, máscaras usadas, por exemplo.

Além da preservação ambiental, o transporte de resíduos é caro. Empresas que investem na compostagem, sobretudo alimentícias, conseguem adubar as plantações daquilo que comercializam e, também, reduzem os custos.

O instituto lixo zero, que promove a ideia de produzir o mínimo de lixo e o máximo de reaproveitamento, aposta em políticas públicas para incentivar a compostagem em empresas e nos lares. Paula Moletta, engenheira Sanitarista e Ambiental, cita um exemplo de incentivo municipal para quem decide “reciclar” as sobras orgânicas.

Algumas cidades brasileiras já têm política de incentivo à compostagem: seja com a redução de impostos ou em parcerias com instituições, como escolas agrícolas municipais.

Edição: Paula de Castro (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo