Semana de Compostagem traz alerta sobre tratamento de resíduos

Publicado em 02/05/2022 - 07:15 Por Sayonara Moreno, da Rádio Nacional - Brasília

Cada brasileiro produz, em média, mais de um quilo de resíduos por dia, chegando a 390 quilos por ano. No Brasil, são produzidas mais de 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Muitos chamam de lixo, mas além de tudo que pode ser reciclado ou descartado, mais da metade é de resíduo orgânico que tem como voltar em forma de nutrientes para a terra.

E é para falar nesse assunto, que até o próximo sábado (7) ocorre a segunda edição da Semana da Compostagem Brasil. A ideia é orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre como reciclar as sobras orgânicas.

A compostagem é um processo que pode ser feito até mesmo em casa, em que os restos de alimentos orgânicos se transformam em adubo. É uma alternativa, aos produtos químicos utilizados em plantações. A engenheira Sanitarista e Ambiental, Paula Moletta, é embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e explica que o ato de compostar é uma forma de dar destino consciente aos resíduos.

Mais da metade dos resíduos que a gente gera em casa é de lixo orgânico, como restos de comida, cascas de alimentos, borra de café...

Reaproveitar essas sobras ajuda a salvar o planeta dos gases que produzem o efeito estufa e, também, reduz os custos ambientais e financeiros na gestão de aterros sanitários. Nesses locais, a matéria decomposta produz altos níveis de chorume e metano que, ao entrarem no solo, poluem lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos. Paula Moletta, do Instituto Lixo Zero Brasil, explica que é um péssimo negócio embalar com plástico, coisas que são biodegradáveis.

É possível compostar em casa, cooperativas ou até mesmo em empresas. Além disso, o poder público pode contribuir com políticas de incentivo. Bons exemplos e dicas sobre como o tema é tratado na próxima reportagem sobre compostagem.

Edição: Paula de Castro (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo