Dia Mundial da Tartaruga alerta contra desaparecimento de espécies

Data é celebrada desde 2000 com campanhas da American Tortoise Rescue

Publicado em 23/05/2022 - 10:13 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Vivendo há mais de 200 milhões de anos na Terra, as tartarugas são animais ameaçados de extinção. E, para promover conhecimento sobre as diferentes espécies e a importância de protegê-las, 23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga. A data é celebrada desde 2000 com campanhas promovidas pela American Tortoise Rescue, dos Estados Unidos. A organização sem fins lucrativos trabalha no resgate e cuidados de tartarugas e cágados.

De acordo com a ONG, o desaparecimento dessas espécies tem acontecido por causa do contrabando, da indústria de alimentos exóticos, da destruição de habitats, das mudanças climáticas e do comércio de animais de estimação. Sem ações de prevenção, a extinção se daria nos próximos 50 anos.

As tartarugas são animais selvagens carnívoros que devem comer alimentos vivos como caracóis, peixes e vermes. A campanha do Dia Mundial da Tartaruga traz alguns alertas: não comprar em lojas; só retirar esses animais da natureza caso estejam feridos ou em perigo e denunciar a venda ilegal.

No Brasil, desde 1980, o Projeto Tamar trabalha em prol da proteção das tartarugas-marinhas e já salvou cerca de 40 milhões delas. As cinco espécies encontradas no país estão ameaçadas de extinção.

Até 2001, o Centro Nacional de Conservação e Manejo de Quelônios da Amazônia, empreendeu esforços na preservação da tartaruga amazônica. E, depois, a função passou para o Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios. Um estudo da Universidade Virginia Tech, dos Estados Unidos, publicado em outubro de 2020, apontou que 7 milhões de tartarugas são consumidas por ano no Amazonas.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Arte Clube: conheça os filmes brasileiros que estreiam nos cinemas

Chegam às telas os filmes brasileiros A Colmeia, de Gilson Vargas; As verdades, de José Eduardo Belmonte; Carro Rei, de Renata Pinheiro; e Seguindo todos os protocolos, de Fábio Leal.

Baixar arquivo
Geral

Brasil e Austrália fazem acordo para vistos de trabalho e férias

Entrou em vigor nesta sexta-feira (01) um acordo que vai permitir que, a cada ano, 500 jovens brasileiros entre 18 e 30 anos permaneçam na Austrália por até 12 meses, para trabalhar ou estudar.

Baixar arquivo
Geral

Programa federal dará selo de boas práticas agrícolas no país

Entre as Boas Práticas Agrícolas está o cuidado com o uso de agrotóxicos, para que o alimento não contenha resíduos acima do permitido pela Anvisa, a Agência de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisa avalia uso de mandioca e fungo amazônico para tratar câncer

O projeto para tratar câncer de pele recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, e é realizado de forma colaborativa com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco e Sport se enfrentam no domingo em jogo de "seis pontos"

Com 21 pontos, o Sport está na quinta posição na classificação, nove a menos que o Vasco. Aumentar a vantagem para o Leão significa mais chance de subir para a Série A.

Baixar arquivo
Geral

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Etiqueta indica diferença de consumo de até 30% entre produtos.

Baixar arquivo